handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

[Palestra]

A direção de arte em cena

50 Vagas

a partir de 16 anos

07 a 11.06.2021 | 16h às 18h | Ao vivo pelo Zoom | Inscrição via Sympla | Gratuita 

(escolha um dos dias)

Semanalmente, o Pontos MIS oferece uma oficina ao vivo pela plataforma Zoom com inscrições pela Sympla. Cada cidade pode inscrever até 50 participantes, que podem escolher o dia da semana em que assistirão à aula, que tem duração de duas horas. O link de acesso à aula será enviado automaticamente no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado. 

Esta oficina, ministrada por Maria Cecília Amaral, introduz os principais conceitos e características que fazem parte do trabalho do diretor de arte em uma produção audiovisual de um curta, média ou longa-metragem, a partir da análise e decupagem da direção de arte tanto de grandes produções cinematográficas quanto de produções audiovisuais independentes: a trilogia “O Senhor dos Anéis”, o filme “Alice no País das Maravilhas”, a minissérie “Hoje é dia de Maria”, a novela “Meu pedacinho de chão”, o média-metragem “A cartomante”, entre outras. Será indicada bibliografia complementar sobre o assunto. 

Sobre a professora: Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora, que investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo. É mestranda em Artes Cênicas pela USP, tem formação acadêmica em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte educação pela FAINC. Atua como diretora de arte e figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010 e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo. Foi responsável pela direção de arte e figurinos da série “O processo”, da web série “Trailers do cotidiano” e dos filmes “Sonhos de liberdade”, “A igreja do diabo”, “A cartomante”, entre outros trabalhos audiovisuais. 

[MINI BIO OFICINEIRO]

Maria Cecília Amaral

Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte e artista educadora. Bacharel em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e com especialização em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes. Atua na Direção de Arte e como Figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010. Figurinista da Web Série Trailers do Cotidiano e dos Curtas-metragens: A Cartomante, Sonhos de Liberdade, Café sem açúcar, A Igreja do Diabo. Figurinista das peças teatrais: O Pequeno Príncipe, Um Brinde a América, Dom Quixote, um Sonhador Arretado (cujo trabalho foi publicado como MENÇÃO HONROSA no Livro Traje de Cena, Traje de Folguedo em 2014), Sonhos de uma noite de Verão, Francisco de Assis, entre outros trabalhos. Idealizadora e coordenadora do SÃO MATEUS MAIS FASHION, criado em 2015, que promove a realização de desfiles de moda sustentável em São Mateus. Ministra encontros de figurino e moda desde 2011, participando da 27° e 28° edição do Festival de Inverno da Universidade Federal de São João Del-Rei. Com atuações em diversas instituições, tais como Centros Culturais: Penha, Lazaro Pinto de Azevedo, Tendal da Lapa; Casas de Cultura São Mateus e São Rafael; Fundação Criança, CAJUV, Instituto Sou da Paz, entre outros.

COMPARTILHE
Assista #misemcasa