handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O MIS Experience terá suas atividades presencias suspensas a partir de 06.03

A cada edição o Ciclo de Cinema e Psicanálise promove um debate a partir de um longa-metragem (ficcional ou documental) com um colaborador do jornal Folha de S.Paulo e um psicanalista convidado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. Na temporada #MISemCASA, as edições são quinzenais, e o público pode assistir ao filme antecipadamente em plataformas de streaming.

Na segunda edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise de fevereiro, o filme debatido será A tabacaria (Der Trafikant, dir. Nikolaus Leytner, Alemanha, 2018, 117 min, 16 anos, disponível no Telecine Play, Looke, Apple iTunes e Google Play), que gira em torno da relação de Freud com um jovem de 17 anos na cidade de Viena na época da ascensão do nazismo. A mediação fica por conta de Luciana Saddi e tem como convidados a psicanalista Maria da Penha Zabani Lanzoni e o crítico de cinema Cássio Starling Carlos. O longa-metragem teve grande destaque na 23ª edição do Festival de Cinema Judaico de São Paulo em 2019, além de se destacar em outros festivais de cinema como Edingurgh International Film Festival e Cleveland Film Festival. O filme ainda recebeu quatro indicações (melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino e melhor trilha sonora) no Austrian Film Award.

Sobre o filme

A tabacaria (Der Trafikant, dir. Nikolaus Leytner, Alemanha, 2018, 117 min, 16 anos, disponível no Telecine Play, Looke, Apple iTunes e Google Play)

Franz (Simon Morzé), jovem de 17 anos, trabalha como aprendiz numa tabacaria onde Sigmund Freud (Bruno Ganz) é cliente. Aos poucos estabelecem forte relação de amizade. Ao saber que o simpático cliente é um psicanalista renomado, o garoto pede conselhos amorosos. Embora ambos tenham dificuldade em compreender os mistérios femininos, questões do rapaz relativas à sexualidade, como impotência e medo, são tratadas por Freud no breve decorrer do convívio. Paralelamente, mas não somente como pano de fundo, a tensão política cresce com a ascensão do nazismo na Áustria.

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre os debatedores

Maria da Penha Zabani Lanzoni é psicanalista membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, analista didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Em seu consultório, conduz grupos de estudos há mais de 30 anos.

Cássio Starling Carlos é crítico de cinema, pesquisador de história do audiovisual e curador. Organiza e edita as coleções de cinema da Folha de S.Paulo. É mestre em multimeios pela Unicamp, professor da Escola de Cinema do Espaço Itaú e do projeto Pontos MIS. É editor do blog da Folha Histórias de Cinema e da newsletter filmedodia.com.​

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional). 

Galeria de Fotos

Compre seu ingresso ;)