handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme do Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

A edição de outubro do Ciclo de Cinema e Psicanálise acontece em parceria com a plataforma de cinema MUBI e exibe o filme “Pleasure”. Dirigido por Ninja Thyberg, a produção sueca narra a história da jovem Bella que viaja de sua cidade na Suécia até a cidade de Los Angeles com o objetivo de se tornar uma grande estrela do cinema pornô. O debate, mediado por Luciana Saddi, conta com a presença do psicanalista Pedro Colli e da criadora da Lilith e publicitária Marília Ponte

Sobre o filme
Pleasure 

(dir. Ninja Thyberg, França/Holanda/Suécia, 2021, 109 min, 18 anos) 
Bella chega a Los Angeles de sua cidade natal, na Suécia, com sonhos de se tornar a próxima estrela pornô. Entretanto, como sua impiedosa ambição a leva a um território cada vez mais perigoso, Bella luta para conciliar seus sonhos de empoderamento com a realidade do lado mais obscuro da indústria. 

Sobre os debatedores
Pedro Colli
é psicanalista, psiquiatra, escritor. Membro efetivo e docente pela SBPSP. Cocriador do podcast Lá Fora (coisas do mundo atual pelo olhar da Psicanálise). Autor dos livros “Uma flor nasceu na rua! A Psicanálise que continua a brotar por aí” e “O mal-estar na civilização digital”. 

Marília Ponte é publicitária e criadora da Lilit, uma das primeiras marcas brasileiras, criada por mulheres, a desenvolver produtos focados no prazer feminino. Ela abdicou de um emprego de quatro anos na Endeavor para abrir seu próprio negócio em uma área que sempre a instigou: sexualidade. A empresa foi fundada em 2020, desde então Marília embarcou em uma especialização sobre Educação Sexual e pesquisas constantes sobre prazer feminino e sexualidade. Seu objetivo é contribuir para que todas as mulheres tenham a intimidade que desejam: segura, saudável e livre. Hoje, é cofundadora da Feel uma marca de lubrificante íntimos naturais. 

Sobre a mediadora
Luciana Saddi
é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUCSP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. 

Galeria de Fotos