handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Para encerrar o mês de julho o #CineCiência debate o filme “Os Aeronautas” (The Aeronauts, dir. Tom Harper, 2019, Reino Unido; Irlanda do Norte, 100 min, 12 anos, disponível no Amazon Prime Video) e convida para o debate as cientistas Regina P. MarkusMaria Assunção F. Silva, além do balonista Bruno Sellmer e com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do programa. 

Assista ao bate-papo vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre os convidados

Regina P. Markus professora e pesquisadora do Instituto de Biociências da USP, graduada em Ciências Biomédicas e doutorada em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina. Livre-docente pela USP. Lidera o Laboratório de Cronofarmacologia, demonstrou como o ritmo diário de melatonina e outros hormônios participa da defesa contra microorganismos e outros ataques que vão de depressões a poluição. Membro do Corpo Editorial de Revistas Científicas. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e membro das diretorias da FeSBE e SBPC. Foi Secretaria de Política e Projetos do MCT e membro do Conselho Deliberativo da CNPq e FINEP. Foi Conselheira do IEA (Instituto de Estudos Avançados da USP) e liderou a primeira versão da Intercontinental Academia Brasil/Japão, cujo tema central foi O TEMPO. É membro da Comitê de Classificação de Receptores de Melatonina (International Union for Pharmacology), preside a CAA da Embrapii (MCTI) e participa do Conselho da ELF/FISESP (Empodeiramento e Liderança Feminina). 

Maria Assunção Faus da Silva Dias é geofísica, pesquisadora e professora universitária brasileira. Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, membro da Academia Brasileira de Ciências, membro da Sociedade Meteorológica Estadunidense, é professora emérita e sênior da Universidade de São Paulo desde 2015. 

Bruno Sellmer  cursou Física na USP. Participou da organização do primeiro encontro e dos primeiros campeonatos brasileiros de balonismo, estagiou na maior fabrica de balões do mundo, a Cameron Balloons, na Inglaterra. Foi navegador, juiz de linha e membro de equipe em três campeonatos mundiais de balonismo. Além disso é espeleólogo e alpinista, tendo estado em expedições em locais tão diferentes quanto Antártida e Amazônia. 

Sobre o curador e mediador

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É ainda conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação. 

Sobre o filme

"Os Aeronautas" (The Aeronauts, dir. Tom Harper, 2019, Reino Unido; Irlanda do Norte, 100 min, 12 anos)

Londres, 1862. O cientista James Glaisher (Eddie Redmayne) está prestes a realizar o grande sonho de sua vida, ao iniciar uma viagem de balão para pesquisar novas formas de se prever a meteorologia. Sua companheira de viagem é Amelia Wren (Felicity Jones), veterana do balonismo que topou o desafio após um grande trauma em sua viagem anterior, quando seu marido faleceu. Juntos, eles enfrentam uma aventura rumo aos céus na tentativa de chegar a uma altitude inédita até então a qualquer ser humano. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa