handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O MIS Experience terá suas atividades presencias suspensas a partir de 06.03

Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte com artistas representativos, lançando luz sobre diversos trabalhos que integram o Acervo do Museu. nesta décima edição, a videoartista Marcia Beatriz Granero convida o artista e pesquisador de cinema e novas mídias André Parente para falar sobre suas obras, que se debruçam sobre a pesquisa da imagem e envolvem mídias e suportes diversos desde o início de sua trajetória, a exemplo de sua primeira exposição individual em 1978, que apresentou poemas visuais, videoarte, performances, filmes e videoinstalação. Hoje sua produção conecta mídias analógica, eletrônica e digital. O papo também aborda a influência das obras de Letícia Parente, mãe do artista e referência da videoarte brasileira, além de trazer sua experiência como professor da UFRJ, onde fundou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) .

Sobre o convidado

André Parente é artista e pesquisador de cinema e novas mídias. Tem doutorado na Universidade de Paris 8 (sob a orientação do filósofo Gilles Deleuze), é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde fundou, em 1991, o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem), e autor de importantes livros na área, como Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual (1993), Tramas da rede (2004) e Cinema/Deleuze (2013) . Como artista, trabalha em suas obras a questão da circularidade dos dispositivos próprios do cinema, dos dispositivos psicológicos e dos corpos em rotação, colocando com frequência os espectadores no abismo, ou ao lado dele, e envolvendo dimensões complexas do visível. Seus estudos da imagem se desdobram em performance, desenho, textos, fotografia, filme, vídeo e instalações interativas que conectam mídia analógica, eletrônica e digital. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua trajetória. http://www.andreparente.net/

Sobre a idealizadora

Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com  

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional). 

Galeria de Fotos

Compre seu ingresso ;)