handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O #CineCiência, programa do MIS que debate filmes à luz da ciência com mediação de José Luiz Goldfarb, se debruça sobre o recente lançamento “Oxigênio” (dir. Alexandre Aja, EUA, 2021, 100 min, 14 anos, disponível na Netflix), filme que aborda a história de uma cientista presa dentro de uma câmara criogênica e que deve agir com precisão e calma para conseguir escapar. Quanto mais o tempo passa, mais desaparece o oxigênio e mais diminuem suas chances de sair dali com vida.

O filme terá como debatedoras duas importantes cientistas brasileiras, a física espacial Ale Pacini e a biomédica Marimélia Porcionatto, que, além de debater o filme, tecerão reflexões sobre o momento da pandemia que vivemos. 

Assista ao bate-papo vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre as debatedoras

Ale Pacini é física espacial, escritora, comunicadora científica (canal do YouTube: O Que Diz a Física) e mentora do projeto da ONU Space4Women. É licenciada e bacharel em Física pela Universidade Mackenzie (SP), mestre e doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (SJC), possui um segundo título de doutora em Ciências Físicas pela Universidade de Oulu, na Finlândia. Reside fora do Brasil desde 2016, trabalhando em institutos de pesquisa e observatórios americanos como Applied Physics Lab, NASA/Goddard e Observatório de Arecibo. Atualmente ela é cientista do NWRA (Boulder, Colorado) e CEO da empresa InSpace, na qual ela lidera projetos de educação e divulgação científica. 

Marimélia Porcionatto é biomédica formada pela Escola Paulista de Medicina, com mestrado e doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp, mestrado em História da Ciência pela PUC-SP e pós-doutorado na Harvard Medical School. É professora da Escola Paulista de Medicina e coordenadora do Programa de PG em Biologia Molecular. Estuda lesões e degeneração do sistema nervoso central e bioengenharia tecidual aplicada ao sistema nervoso central. 

Sobre o curador e mediador

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É ainda conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa