handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O programa do MIS sobre literatura e novas tecnologias traz neste mês o lançamento do livro “Educar para o imponderável: uma ética da aventura” (Ateliê Editorial), do físico Luis Carlos Menezes, que participa do bate-papo junto ao epidemiologista Naomar de Almeida Filho. O debate sobre essa obra que faz uma leitura crítica da história e da evolução da espécie humana, da vida e do cosmo, conduzido pelas ciências sociais e naturais, é mediado por José Luiz Goldfarb. 

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre o livro

Exclusão social, degradação ambiental, violência sectária e populismos autoritários são questões que, combinadas, já pareciam levar a um impasse a condição humana antes mesmo de sua fragilidade ser exposta por uma pandemia. Um mergulho na história e na evolução da espécie humana, da vida e do cosmo, conduzido pelas ciências sociais e naturais, permite descortinar o panorama maior de que os seres humanos são parte, como observadores privilegiados e, no âmbito de seu planeta, também como partícipes ativos. A percepção crítica desse percurso natural e social dá elementos para se vislumbrar uma ética dessa aventura, para os humanos conviverem entre si e com as demais espécies, e para educar, diante de um futuro imponderável, jovens que se saibam integrantes ativos da biosfera, não apenas seus moradores, e protagonistas da história, não seus meros observadores. 

Sobre o autor

Luis Carlos Meneses é bacharel em Física (Universidade de São Paulo, 1967), mestre em Física (Carnegie Mellon University, 1971), doutor em Física (Universitat Regensburg,1974), professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências.  

Sobre o convidado

Naomar de Almeida Filho é professor titular de Epidemiologia aposentado no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Ph.D. em epidemiologia,  D.Sc. Honoris Causa pela McGill University. Atualmente, é professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, titular da cátedra de Educação Básica, onde desenvolve estudos sobre a relação entre universidade, história e sociedade, além de professor visitante em várias universidades: UNC-Chapel Hill, UC-Berkeley, Universidad Nacional de Lanús, Université de Montreal e Harvard University. É pesquisador I-A do CNPq, com foco de atividade científica na área de epidemiologia social em saúde mental. É autor de livros sobre metodologia e epistemologia no campo da saúde coletiva. Foi reitor da Universidade Federal da Bahia (2002-2010) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017).   

Sobre o curador e mediador

José Luís Goldfarb Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo  e membro Honorário da Academia Paulista de Educação. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional). 

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa