MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Curta-metragem Brasileiro: passado, presente e futuro

 O curso estuda a história do curta-metragem brasileiro, a porta de entrada de muitos jovens cineastas, uma espécie de vestibular para o longa metragem. O curso parte do final dos anos 60 à criação da ABD, passando pela Lei do Curta, e alterna teoria e história com a exibição de cenas dos principais curtas-metragens de cada período.

 

Data

18/08/2014 a 19/08/2014

Horários

segunda e terça, 19h às 22h

Ingresso

R$ 50

Seleção: ordem de chegada das inscrições

Inscrições encerradas

Confira as condições dos Cursos MIS

Ministrado por Marcelo Lyra, o curso estuda a história do curta-metragem brasileiro, a porta de entrada de muitos jovens cineastas, uma espécie de vestibular para o longa metragem. O curso parte do final dos anos 60 à criação da ABD, passando pela Lei do Curta, e alterna teoria e história com a exibição de cenas dos principais curtas-metragens de cada período.

Aula 1 – A evolução das técnicas narrativas, da chamada “Voz de Deus”, também conhecida como “narrador onisciente”, até as diferentes possibilidades de ouvir o outro, seguindo a trilha aberta por Eduardo Coutinho. O curta metragem nos anos 70 e 80, a Lei do Curta, o CTAV e as dificuldades do formato frente à ausência de um mercado específico.

Aula 2 – O novo impulso na produção com o surgimento da lei do Audiovisual em 1993, e os inúmeros caminhos abertos nos anos 2000, quando ocorre o barateamento da produções por conta da tecnologia digital. Novamente as dificuldades de se encontrar  um lugar ao Sol frente a uma produção anual que saltou dos cerca de 100 filmes/ano de 1999 para quase dois mil filmes/ano em 2013.

Sobre o professor
Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, Marcelo Lyra passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 02 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi subeditor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, revista Bizz e outros. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon.
É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver. Cursou Edição, Roteiro, História da Crítica e Crítica do Audiovisual na ECA-USP. Atua também como repórter de cinema, tendo acompanhado os sets de filmagem de mais de 30 filmes, de diretores como Ruy Guerra, Walter Carvalho, Tata Amaral, Ugo Giorgetti, e outros, especialmente Carlos Reichenbach, onde esteve no set por várias vezes, para escrever sua biografia. 
 
Governo do Estado de SP