MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Destricted.br

O MIS apresenta a versão brasileira do projeto internacional Destricted.br. Utilizando a plataforma do cinema para unir sexo e arte, Destricted.br apresenta diferentes formas de representação da sexualidade através da arte, seguindo a premissa da expressão artística livre de qualquer tipo de censura.

Data

15/05/2011

Horários

às 16h debate, 18h

Retirada de ingressos 1h antes da sessão
Classificação: 18 anos

O MIS apresenta a versão brasileira do projeto internacional Destricted.br. Utilizando a plataforma do cinema para unir sexo e arte, Destricted.br apresenta diferentes formas de representação da sexualidade através da arte, seguindo a premissa da expressão artística livre de qualquer tipo de censura. O resultado é uma série de filmes ora estimulantes, ora bizarros, mas sempre provocadores.

Exibido pela primeira vez em versão integral, a sessão reúne curtas dirigidos pelos seguintes artistas: Adriana Varejão, Dora Longo Bahia, Karim Ainouz, Janaina Tschäpe, Julião Sarmento, Lula Buarque de Holanda, Marcos Chaves, Miguel Rio Branco e Tunga.

Após a sessão os artistas Adriana Varejão, Dora Longo Bahia, Lula Buarque de Hollanda, Marcos Chaves, Tunga, Julião Sarmento e a produtora do projeto Márcia Fortes se reúnem para um debate

Sobre as obras
Em Psinoe, Adriana Varejão constrói uma narrativa onírica sobre o encontro sexual entre uma sereia e um homem, tendo ao fundo elementos de seu próprio universo pictórico, como os azulejos e o fundo do mar. petit a, de Dora Longo Bahia, é uma história não linear com três casais em cenários completamente distintos – um professor e sua aluna num trem, um cozinheiro e uma ninfa numa cozinha e uma cantora e um fã num show de rock. Karim Ainouz aborda a ideia de sexo natural numa sequência entre um casal de meia idade em uma cachoeira. Já Ponto de vista, de Janaina Tschäpe, acompanha uma cena de sexo grupal onde todas as imagens são feitas por uma câmera subjetiva colocada na cabeça da mulher. Em Leporello, Julião Sarmento cria uma cacofonia de sexo verbal ao sobrepor quatro narrativas contadas simultaneamente por quatro mulheres, uma em cada canto da tela. Amor, de Lula Buarque de Hollanda, questiona o sentido da violência e do amor em imagens pornográficas roubadas da internet. Marcos Chaves também se utiliza de imagens roubadas nas praias e num clube de sexo gay do Rio de Janeiro em Day and Nightshots (Oferta e Procura). Fogu¹s Subway Dream, de Miguel Rio Branco, é uma narrativa abstrata de imagens belíssimas de sexo e da cidade de Tóquio. Finalmente, em Cooking, Tunga retrata um casal que leva o sexo a limites extremos. Cercados de esculturas e cristais, seus corpos mimetizam as obras.
 

Governo do Estado de SP