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Museu da Imagem e do Som

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História do cinema: a evolução da linguagem cinematográfica – Módulo II

Curso on-line | 22, 24, 29, 31 de março, 5, 7, 12, 14 de abril, terças e quintas, das 19h às 21h.

Data

22/03/2022 a 14/04/2022

Horários

22, 24, 29, 31 de março, 5, 7, 12, 14 de abril, terças e quintas, das 19h às 21h

Ingresso

Valor: R$ 240 Descontos 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF) 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF) 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.

Pré-requisito: não há

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

A revolução da Nouvelle Vague afeta a linguagem cinematográfica e o fazer cinema no mundo todo. O uso da câmera na mão, a liberdade total na movimentação de câmera, no uso da luz, a montagem mais dinâmica, o uso dos diálogos coloquiais, uso de gíria e até palavrões, influenciam o cinema do mundo todo. No Brasil ela influencia movimentos como o Cinema Novo e o Cinema Marginal. Em Hollywood influencia cineastas da chamada Nova Hollywood, de nomes como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Robert Altman e outros. Os anos 70 marcam a era dos blockbusters, do licenciamento de produtos associados aos filmes e a mudança dos cinemas para os shoppings, o que afeta o estilo dos filmes comerciais.

Nos anos 90 assistimos a revolução digital e como ela afeta toda a cadeia cinematográfica, desde a produção até a distribuição e exibição. Ao mesmo tempo as câmeras mais leves propiciam o surgimento do Dogma 95, o mais recente movimento cinematográfico, e também favorecem um boom de documentários de todos os tipos. A revolução digital muda bastante os efeitos especiais e permite até a criação de personagens totalmente digitais.

Módulo II – Da Nouvelle Vague até a era digital

Aula 1 | A Nouvelle Vague francesa: Godard e Truffaut. A arte de Luis Buñuel.
Aula 2 | A influência da Nouvelle Vague no Brasil. Como o movimento europeu influencia o Cinema Novo e o Cinema Marginal no Brasil. Glauber Rocha, Rogério Sganzerla, Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Walter Hugo Khouri.
Aula 3 | O ciclo do cinema erótico e as pornochanchadas. O fenômeno Eduardo Coutinho.
Aula 4 | Anos 1960 (parte 2): O cinema de Kubrick e Sergio Leone. O surpreendente talento de diretor do até então ator cômico Jerry Lewis. O revisionismo dos mitos do faroeste e do herói clássico. Herzog e o novo cinema alemão.
Aula 5 | Anos 1970: Diretores da chamada Nova Hollywood como Altman, Coppola, e Scorsese revolucionam a linguagem.
 Aula 6 | A indústria se firma com blockbusters como “Tubarão” e “Star Wars”, que dominam o imaginário pop. As novas regras e a ditadura dos script doctors, sequências e remakes entram na ordem do dia. O cinema pós-moderno: Quentin Tarantino.
Aula 7 | A revolução da era digital. Nos dois extremos, o contraponto entre a simplicidade estética defendida pelo movimento Dogma 95 e a sofisticação técnica dos efeitos de “Titanic” e “Exterminador do futuro 2”.
Aula 8 | Balanço geral do curso e os novos rumos da linguagem. Novos rumos a partir da era digital. Personagens digitais tornam-se atores, como em “Harry Potter”. A técnica e a sofisticação visual graças à tecnologia digital de “Matrix”. Balanço geral do curso.

 

Sobre o professor Marcelo Lyra

Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989 e cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP). Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornouse repórter de cinema e, eventualmente, assinava a coluna de filmes na TV. Foi repórter do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e jornal Valor Econômico, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em instituições como o Museu da Imagem e do Som e o Espaço Itaú de Cinema. É autor do livro “Cinema como razão de viver”, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais, como o Festival de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993, foi vencedor do prêmio ABIC de melhor reportagem.

Condições dos cursos MIS

→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

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