MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCasa | Bate-papo de cinema Pontos MIS | Rock Brasília – era de ouro

Na primeira edição do ano, o diretor do filme, Fê Lemos, e o autor Vladimir Carvalho batem um papo com mediação de Giuliana Monteiro.

Data

12/02/2022

Horários

Filme disponível das 11h do dia 10.02 até o dia 12.02. Bate-papo ao vivo no dia 12.02, às 18h, no canal do MIS YouTube.

Ingresso

Gratuito

Com interpretação em Libras.

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.  

A primeira edição que o MIS realiza em 2022 exibe o documentário “Rock Brasília – era de ouro” (Dir. Vladimir Carvalho, Brasil, 2011, 100 min, livre), que narra a história de jovens brasilienses liderados por Renato Russo, que, após muitos obstáculos, veem seus sonhos se tornando realidade com o sucesso de suas bandas. O bate-papo ao vivo conta com a participação do músico Fê Lemos, além do diretor do filme. A mediação é da diretora e roteirista Giuliana Monteiro

O filme fica disponível das 11h do dia 10.02 até o dia 12.02 por meio deste link, e o bate-papo pode ser assistido ao vivo no canal do MIS YouTube. 

Sobre os convidados

Fê Lemos

Em 1978 formou a primeira banda de punk rock de Brasília, o Aborto Elétrico, ao lado de seu amigo Renato Russo. Em 1982 formou o Capital Inicial, três anos após se mudar para São Paulo, e nesses 40 anos junto à banda escreveu letras de clássicos do rock brasileiro como “Palavras ao vento” e “Música urbana”. Em 2005 lançou o primeiro CD de seu projeto autoral, Hotel Básico. Em 2015, o segundo, intitulado “Amor vagabundo”. Em 2012, lançou seu primeiro livro, “Levadas e quebradas” (editora Pedra na Mão). Durante a pandemia trabalhou com a cantora e compositora Mel Ravasio e o produtor Danilo Goto na produção do próximo álbum do Hotel Básico, intitulado “Garotas na direção”, ainda sem data de estreia.  

Vladimir Carvalho

É autor, entre outros, dos longas-metragens “O país de São Saruê”, “Conterrâneos velhos de guerra”, “Barra 68” e “Rock Brasília – era de ouro”, este último agraciado como melhor documentário no Festival de Paulínia em 2011. Seu filme mais recente é “Giocondo Dias, ilustre clandestino”. Vive desde os anos 1970 em Brasília, onde criou e dirige a fundação Cinememória com o objetivo de promover e preservar a produção local de cinema. É professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB).  

Mediação

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção. 

 

Governo do Estado de SP