MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Oficina de roteiro experimental

Inscrições abertas para a Oficina de escrita de roteiro experimental, ministrada pelo artista e cineasta franco-brasileiro João Vieira Torres. O projeto é uma coprodução do Centre Pompidou com o Museu da Imagem e do Som (São Paulo) e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

Data

11/08/2014 a 22/08/2014

Horários

INSCRIÇÕES ABERTAS! Divulgação do resultado: dia 25/08

Consulte o site oficial do festival: www.horspistes-sp.com

O MIS, em parceria com o Centre Pompidou, de Paris (França), abre suas portas à terceria edição do festival Hors Pistes São Paulo e traz pela primeira vez ao Brasil um laboratório de roteiro e escrita experimental ministrado pelo artista e cineasta franco-brasileiro João Vieira Torres. O laboratório é parte de uma pesquisa para um filme-performance que será apresentado no Centre Pompidou, o Museu Nacional de Arte Moderna em Paris (França), em janeiro de 2015. O projeto é uma coprodução do Centre Pompidou com o Museu da Imagem e do Som (São Paulo) e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

A oficina acontece de 29 a 31 de agosto no MIS e vai reunir 15 participantes selecionados para refletir sobre o tema "construção da memória" e criar uma narrativa coletiva a partir das histórias individuais. Esta construção será feita por meio de cut-up, uma técnica inventada pelo escritores da Beat Generation (Jack Kerouac, William S. Burrough, entre outros) na qual o texto é recortado em fragmentos aleatórios para depois ser rearranjado num texto novo.

Tema da Oficina

Durante muitos anos afirmei que podia lembrar do que vi na época do meu nascimento. Ao contar essas lembranças para os adultos, primeiro riam. Então, quando insistia, achavam que queria enganá-los e olhavam com antipatia meu rosto de criança tão pouco infantil…” 
Yukio Mishima, Confissões de uma máscara.

Quais memórias realmente nos pertencem? Todas aquelas que nos constroem, memórias daquilo que vivemos de fato e as memórias herdadas da vivência de outros que nos foram narradas. Como as memórias próprias e alheias se conjugam criando e recriando nossa subjetividade e a nossa ligação com os outros, com o coletivo? Como ao contar nossa própria história passamos dos fatos vividos às lembranças arcaicas, reconstituídas, que fizemos nossas? Como se faz a mudança de escala, da mitologia pessoal à grande “História”, da anedota pessoal à ficção? 

Estrutura de Trabalho
Os participantes selecionados serão convidados a refletir sobre as questões acima e escrever previamente (de 1 a 3 páginas) as lembranças – próprias, herdadas ou inventadas – que guardam do seu nascimento. A partir destes textos enviados à produção com antecedência, João Vieira Torres vai conduzir a leitura, reorganização e reescrita coletiva dos textos e a montagem e coleta do material criado (áudio e vídeo). Os oficineiros e suas histórias passam a fazer parte então do processo de realização do filme-performance que o artista está desenvolvendo para o Festival Hors Pistes de Paris em 2015, no Centre Pompidou (Paris). 

As atividades acontecem dia 29 (das 19h às 22h), 30 e 31 (das 14h às 18h) de agosto nas dependências do MIS. É imprescindível que o grupo se comprometa a estar presente em todo o processo.

Inscrições
Para se inscrever no processo seletivo, é preciso enviar ao e-mail horspistessp@gmail.com um breve currículo corrido, uma carta de interesse – já refletindo sobre o tema da oficina – de no máximo 1800 caracteres (com espaços) e links de vídeos realizados se houver. A data limite para inscrição é 22 de agosto, e o resultado da convocatória será anunciado em 25 de agosto. A oficina é gratuita.

Sobre o Hors Pistes
O MIS, em parceria com o Centre Pompidou de Paris, apresenta a terceira edição do Hors Pistes São Paulo, com curadoria de Marie Hippenmeyer. Focado na produção de cinema e vídeo, o festival reúne desde 2006, em Paris, produções que fogem das linguagens convencionais do cinema. A mostra é uma manifestação pluridisciplinar dedicada à exploração das novas práticas da imagem em movimento na criação contemporânea.

Sobre o Centre Pompidou
O museu francês Centre Pompidou, Paris, possui uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. Em 2006 criou o festival Hors Pistes, que rapidamente se tornou um dos destaques da sua programação. A variedade de filmes e artistas selecionados é um espelho da diversidade e olhar inovador do museu para as obras audiovisuais exibidas nos Cinemas do Centre Pompidou.

Sobre João Vieira Torres
João Vieira Torres é diretor de cinema, ator e performer. Estudou Belas Artes no Miami-DCC Art Conservatory, obteve o título de mestre em Fotografia e Videoarte pela École Nacionale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris, seguido por uma residência de dois anos no Le Fresnoy Studio National dês Arts Contemporains (2010-12). Vieira utiliza diversas formas de expressão artística, como a fotografia, o cinema, a videoarte e a performance. Um dos principais eixos de seu trabalho é a questão do “ser estrangeiro” e as formas de instabilidade e rupturas de perspectiva que nelas se originam. Uma seleção de filmes de Vieira Torres será apresentada na terceira edição do festival Hors Pistes São Paulo. Seus trabalhos já foram exibidos no Palais de Tokyo e no Centre Pompidou em Paris, na Villa Arson em Nice (França), no CutlogArt Fair New York (EUA), no Instituto Francês de Bucareste (Romênia, no SESIFF (Coreia), no Museu da Fotografia de São Petersburgo (Rússia), entre outros.

Governo do Estado de SP