Carregando Eventos

Planeta proibido

CineCiência

Data

21.09

Horário

15h

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Local

Auditório LABMIS (66 lugares)

Classificação

Livre

Em setembro, o CineCiência apresenta “Planeta proibido” (1956), clássico da ficção científica, inspirado na peça “A tempestade”, de William Shakespeare, que, posteriormente, serviu de inspiração para a série “Star Trek”. Após a sessão, o mediador e coordenador do CineCiência, José Luiz Goldfarb, conversa com a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser. 

Sobre o filme: 

Planeta proibido 
(Forbidden Planet, dir. Fred Wiilcox, 1956, EUA, 98 min) 

A tripulação de uma nave espacial chega a um planeta distante habitado pelo Dr. Morbius, sua linda filha e um robô. A vida deles é constantemente ameaçada por uma criatura invisível. 

Sobre a convidada: 

Laura Trachtenberg Hauser é pesquisadora do departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, bolsista Capes, onde desenvolve estudos sobre Inteligência Artificial e seus impactos éticos e comportamentais. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. Já foi assessora política do Consulado Geral de Israel no Brasil; colaboradora da Otwoi – empresa de tendências e inovação de Oren Simanian, fundador do StarTAU, Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv; coordenadora das atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris e desenvolvedora do conteúdo de pós-graduação sobre Políticas Públicas para a Cultura no Senac. 

Sobre o mediador: 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.