MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

De Fotografia à Tactography

MIS recebe exposição de fotografias em 3D para deficientes visuais com a tecnologia de impressão 3D. São 24 obras em alto-relevo para portadores de deficiência visual. 

Data

12/10/2016 a 22/10/2016

Horários

terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h

A partir de 12 de outubro, o MIS recebe a exposição De Fotografia à Tactography™. Unindo seu olhar único da fotografia à tecnologia de Tactography™, uma espécie de impressão em alto-relevo, Gabriel Bonfim,  artista brasileiro radicado na Suíça, assina a exposição com uma montagem especialmente criada para os deficientes visuais. Tecnologia suíça, a Tactography™ escaneia o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para criação de peças em 3D.

“Os visitantes vão se deparar com um movimento diferente de uma exposição tradicional de fotografias. Desta vez, os portadores de deficiência visual serão conduzidos por guias no chão para tocar as obras em Tactography™, enquanto isso, os que têm visão apreciam as obras um pouco mais de longe, como peças brancas em relevo”, explica o fotógrafo Gabriel Bonfim.

O curador suíço Thomas Kurer dividiu a exposição em três séries. Duas delas destacam Andrea Bocelli, famoso tenor italiano que faz turnê no Brasil em outubro, e o jovem bailarino catarinense Denis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique. Cada série é composta por 12 imagens tridimensionais. A terceira parte é um pequeno recorte com cinco obras do trabalho autoral de Bonfim em fotografias tradicionais, propondo um olhar especial sobre pessoas em seus arredores, como séries sobre o grupo de fitness de rua Bar-Barians e dançarinos em Nova York e no Rio de Janeiro. 

Durante o período da exposição, haverá apresentações de piano com repertório de música clássica, incluindo canções de Andrea Bocelli.

Sobre o artista
Gabriel Bonfim nasceu em São Paulo em 1990. Desde cedo desenvolveu uma grande afeição pela arte. Depois de dedicar três anos à faculdade de Direito e de trabalhar em um escritório de advocacia, ele decidiu dedicar-se permanentemente à fotografia. Como fotógrafo de moda, desenvolveu sua habilidade profissional e técnica. Depois de anos de aprendizado e viagens pela Holanda, Alemanha e Bélgica, mudou-se para a Suíça, onde conheceu Thomas Kurer, atualmente gerente de seu acervo.

Governo do Estado de SP