MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Nova Fotografia | Passagens Passeios

Em setembro, o MIS apresenta Passagens Passeios, de Caio Kenji, penúltima mostra do programa Nova Fotografia 2016 – que selecionou seis novos talentos da fotografia para exposição no Museu durante o ano.

Data

09/09/2016 a 23/10/2016

Horários

terças a sábados, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h Abertura: 08 de setembro, às 19h

Em setembro, o MIS apresenta Passagens Passeios, de Caio Kenji, penúltima mostra do programa Nova Fotografia 2016 – que selecionou seis novos talentos da fotografia para exposição no Museu durante o ano.

Passagens Passeios busca, pela exposição de cenas aparentemente comuns de turismo, lazer e diversões de final de semana, provocar a produção e o pensamento acerca da fotografia, em seus supostos e discutíveis limites. As narrativas catalisadas pelas cenas impressas emergem principalmente da direção dos olhares, dos gestuais e das movimentações sugeridas pelas personagens registradas. As estranhezas que podem habitar cenários aparentemente normais e corriqueiros são extraídas na fuga da mera representação de um registro realista: uma pausa para um lanche em família, cercada pelas lápides de um cemitério; a imprevisível dança gravada em plena praça; o vestido de noiva enigmaticamente paralisado no ar; dentre outras enigmáticas cenas.

A opção pela não utilização de efeitos ou filtros, na captura direta das imagens, garante uma espécie de contrato com o registro fidedigno, sem que isto anule a capacidade imaginativa; ao contrário, potencializando-a pela sugestão de novos sentidos que escapam de signos óbvios, saturados ou viciados. Apesar de poderem ser pensadas e reunidas com coerência dentro de um mesmo conjunto, cada uma das 17 fotografias componentes de Passagens Passeios possui individualmente uma carga de autonomia, construindo como que pequenos microcosmos, prontos para serem desbravados por visões alheias.

Sobre o artista
Caio Kenji nasceu em 14 de julho de 1986, em São Paulo (SP), e se graduou em jornalismo pela Universidade Metodista em 2007. Em 2004, trabalhou como fotógrafo freelancer para sites e revistas, assim comopara a publicação de bairro Rudge Ramos Jornal (São Bernardo). Em 2006, integrou a equipe da revista Made in Japan, para a qual fotografou, com enfoque jornalístico, diferentes aspectos da cultura japonesa no Brasil. Em 2010, focou seu trabalho na fotografia de estúdio por um período de aprimoramento de suas técnicas de iluminação, fotografia de moda e still. Em 2011, começou a trabalhar como freelancer para os portais de internet Globo.com e G1, e em 2012 começou a colaborar com os jornais Folha de S. Paulo e Agora São Paulo e desenvolver ensaios autorais.
 
Sobre o programa Nova Fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. 
Governo do Estado de SP