MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Conexão Cultural | São Paulo Francesa

Em julho, o MIS apresenta a oitava edição do projeto Conexão Cultural São Paulo. Desta vez, sob o tema “São Paulo Francesa”, o evento celebra a forte influência contemporânea na vida cultural e gastronômica da cidade de um dos países mais queridos dos brasileiros: a França. O evento conta com exposições, shows, DJs, feiras diversas e contar com a participação de chefs franceses. Ingressos gratuitos!

Data

09/07/2015

Horários

12h às 21h

Para as atividades no Auditório MIS (172 lugares), é preciso retirar o ingresso com 1h de antecedência

Em julho, o MIS apresenta a oitava edição do projeto Conexão Cultural São Paulo. Desta vez, sob o tema São Paulo Francesa, o evento celebra a forte influência contemporânea na vida cultural e gastronômica da cidade de um dos países mais queridos dos brasileiros: a França.

Além de receber exposições, shows, DJs, feiras diversas e contar com a participação de chefs franceses, a edição aproveita para celebrar antecipadamente, junto aos franceses que habitam a cidade e os brasileiros amantes de sua cultura, a tomada da Bastilha, no dia 14 de julho; e serve ainda como uma prévia da exposição “Truffaut – um cineasta apaixonado”

Albert Camus @ foyer (exposição)
Com uma proposta que une o digital e o interativo, a exposição celebra vida e obra do escritor francês, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1957. O lançamento da mostra em Paris aconteceu na École Normale Superieure na Rue d’Ulm. O diferencial da mostra fica por conta dos tablets e smartphones, que auxiliam na interatividade do visitante e no acesso a imagens, documentos e trechos de diversas obras do autor. Para ter acesso aos textos críticos, documentos e vídeos, os visitantes devem baixar o aplicativo Albert Camus, idealizado pelo Institut Français, disponível gratuitamente para Android e iOS e traduzido para vários idiomas.

12h
Coletivo Sotaques & Panelas @ Área externa (gastronomia)
Benoit Mathurin, Jean-Christophe Burlaud, Justine Graziano, Nicolas Barbé e Pierre Anquier se unem para promover a gastronomia francesa no país de maneira descomplicada e, assim, democratizá-la. Para eles, a gastronomia é uma arte que deve ser mais acessível e se renovar, alimentando-se de novos ingredientes, sabores e tendências. O "collectif" de chefs profissionais franceses traz ao Conexão um cardápio especialmente desenvolvido para o evento.

15h
A Espuma dos Dias @ Auditório MIS (filme) 172 lugares
Baseado no magnífico romance de Boris Vian, A Espuma dos Dias  (Lécume des jours / 2013 / França / dir. Michel Gondry) conta a história de Colin (Romain Duris), um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloë (Audrey Tautou), eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões.
 
16h
Les Serges @ Área externa (show)
A banda liderada por Chris Hidalgo, idealizador do projeto, tem como objetivo mostrar a riqueza da música de Serge Gainsbourg. Les Serges toca também uma música franco-brasileira misturando os ritmos como o samba, a bossa-nova com os clássicos franceses (como exemplo: Non, rien de rien, de Edith Piaf, em ritmo de samba).
Para os amantes da “Chanson Française”, a banda Les Serges toca as mais bonitas canções de outros artistas franceses, como Aznavour, Piaf, Salvador, Montand, Pink Martini, Dutronc, Dassin, Nougaro e Trenet.
 
18h
CUBQ @ Área externa (instalação)
CUBQ é uma instalação inflável em formato de cubo que possui um caráter inusitado e uma iluminação surpreendente. O projeto foi concebido pela diretora de arte Juliana Lima e adaptado especialmente para o Conexão Cultural São Paulo. Para o evento, o CUBQ dará o tom da festa com line-up dos DJ’s Leo Coletti, Marina Dias e Juba Sprovieri, com sets musicais dedicados especialmente a releituras e remixes exclusivos de clássicos do repertório francês, além de iluminar a noite com a cores da bandeira francesa.
 
18h30 
Campus France Brasil – Oportunidades de estudos e bolsas na França @ Auditório LABMIS (palestra) 66 lugares
A França pode ser considerada um dos melhores e mais tradicionais destinos europeus para estudantes. Além da política de abertura internacional das universidades, que têm um total de 14% de estudantes estrangeiros, existe uma série de benefícios e subsídios concedidos a todos os estudantes, sem distinção entre franceses e estrangeiros. O Campus France Brasil fornece informações sobre a estrutura do ensino superior francês, possíveis formatos de intercâmbio, como escolher a formação, quais são os procedimentos de candidatura e bolsas disponíveis para brasileiros. 
 
20h
Nicola Són @ Auditório MIS (show) 172 lugares
Radicado no Brasil desde 2013, Nicola Són destaca-se por fazer uma mistura original da língua francesa com a música brasileira. Seu segundo cd, Nord Destin, apresenta 13 composições e adaptações baseadas em uma grande variedade de ritmos brasileiros, especialmente nordestinos, como ciranda, maracatu, frevo, xote e coco, entre outros, executados com instrumentos como acordeom, berimbau e rabeca.

 

Governo do Estado de SP