Data
12/12/2012 a 27/01/2013
Horários
terças a sextas, das 12 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 20h
Ingresso
R$ 4 R$ 2 (meia)
Classificação: Livre
O MIS apresenta a exposição Spectacle: the music video. Inédita no Brasil, a mostra explora o videoclipe como uma importante e influente forma de arte na cultura contemporânea. Essa é a primeira exposição do gênero no Brasil, que pretende mostrar o videoclipe por meio de facetas diversificadas e detalhadas, utilizando ambientes imersivos, fotografia, apresentações de vídeos, objetos e instalações interativas.
Spectacle traz exemplos importantes da história do videoclipe musical, dos pioneiros e mestres da MTV, que sabiamente usaram esse veículo para definir sua identidade junto ao público (como as bandas Devo, Beastie Boys e a cantora Madonna) a artistas mais recentes como Arcade Fire, OK GO e Lady Gaga, entre outros. São cerca de 350 vídeos exibidos em telas de TV e projeções, além de objetos usados na gravação de clipes icônicos. A exposição também revela as contribuições importantes do videoclipe em outras áreas – muitas técnicas de filmagem que prevalecem até hoje foram testadas primeiro em vídeos musicais. E algumas das personalidades cinematográficas mais inovadoras do cenário atual (David Fincher, Michel Gondry, Spike Jonze, Mark Romanek e outros) desenvolveram sua assinatura pessoal através da experimentação com videoclipes.
Para a montagem em São Paulo, a mostra selecionou clipes nacionais para integrarem o conteúdo internacional, incluindo trabalhos como Dylan Sings Bowie, do Jumbo Elektro, Made in Japan, do Pato Fu, Ex-quadrilha da fumaça, do Planet Hemp, entre outros. Algumas raridades também estão sendo consideradas, como o clipe “América do Sul”, de Ney Matogrosso, considerado o primeiro videoclipe exibido na TV brasileira. Duda é cineasta, jornalista e curador, com passagens nos canais Eurochannel, HBO e VH1, créditos de direção do “cult” “Serial Clubber Killer” e do longa-metragem “Tikimentary – Em Busca do Paraíso Perdido”.
Montada originalmente no Center of Contemporary Arts de Cincinnati (EUA), a exposição tem curadoria de Jonathan Wells e Meg Grey Wells (do estúdio Flux, em LA) e consultoria de Duda Leite para o conteúdo nacional.
m-v-f
A exposição integra a programação do Music Video Festival (m-v-f-), que tem o intuito de divulgar e celebrar a produção audiovisual de vídeos musicais, e para dar destaque a sua importância e influência como expressão criativa, tecnológica, cultural e mercadológica.
O projeto, que está em sua primeira edição, compreende, além de Spectacle, as seguintes atividades:
• Festival m-v-f– – um dia dedicado a video screenings, palestras, atividades e premiações envolvendo convidados brasileiros e internacionais, dia 19/01/2013;
• m-v-f- Heineken Screenings – uma programação quinzenal com documentários musicais inéditos e programas relacionados ao videoclipes – 13 e 20/12/2012 e 10/01/2013;
• m-v-f- Awards – cinco categorias, onde público e juri especializado (formado por profissionais nacionais e internacionais) irão premiar os diretores dos melhores videoclipes de 2012 e apontar um novo talento do mercado.
M-v-f Screenings
10.01 QUINTA | 19h
Exibição do projeto inédito no Brasil The Valtari Mystery Film Experiment de Sigur Rós, que convidou diretores, incluindo Ramin Bahrani, Alma Har’el, Andrea Arnold, Floria Sigismondi, John Cameron Mitchell, entre outros, para criarem livremente vídeos para as músicas do novo álbum da banda, Valtari.
Além dos vídeos criados pelos diretores convidados, a banda também estendeu o convite para fãs, gerando um total de 16 vídeos que serão exibidos com exclusividade no m-v-f. Mais informações sobre o projeto: http://www.sigur-ros.co.uk/