MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Autores no Acervo: Tadeu Jungle e Walter Silveira

Dentro do projeto Acervo Vivo, a mostra exibe trabalhos de dois autores precursores do vídeo no Brasil: Tadeu Jungle e Walter Silveira.

Data

25/11/2009 a 03/01/2010

O projeto Acervo Vivo é uma iniciativa com o objetivo de resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pelo MIS. Com curadoria de Mariana Valdrighi Amaral, a mostra exibe trabalhos de dois autores precursores do vídeo no Brasil: Tadeu Jungle e Walter Silveira.

Em 1980, Tadeu Jungle, Walter Silveira, Ney Marcondes e Paulo Priolli, todos estudantes de televisão da ECA/USP, criaram o TVDO (pronuncia-se "tv tudo"). O grupo é um dos destaques da segunda geração de vídeo no Brasil, a do vídeo independente. As produções desta época buscavam explorar as potencialidades deste meio com o intuito de levá-lo para a televisão, aproximando o popular do erudito e mantendo uma visão bastante crítica.

Obras exibidas
Profundidade de Campo (1979), Tadeu Jungle
Where are you duch? (1979), Tadeu Jungle
How do you do Nova Iorque? (1979), Tadeu Jungle e Walter Silveira
Black and White Malevitch (1979), Tadeu Jungle e Walter Silveira
Memory (1979), Tadeu Jungle e Walter Silveira
Kitchen Advice (1979), Tadeu Jungle
FRAU (1983) Tadeu Jungle, Walter Silveira e Isa Castro
Rythm(o)s (1986) , Tadeu Jungle
VT Preparado AC/JC (1986), Walter Silveira e Pedro Vieira
Caipira in Local Groove (1987), Roberto Sandoval, Tadeu Jungle e Walter Silveira
Non Plus Ultra (1985), Walter Silveira e Tadeu Jungle
Heróis da Decadên(s)ia (1987, Tadeu Jungle
Les Autres Lettres (1991), Walter Silveira
Minha Viagem com Wesley Duke Lee (1992), Walter Silveira:

Sobre Tadeu Jungle
Mestre em TV pela San Francisco State University (Califórnia/ USA). Artista multimeios que transita entre a videoarte, a poesia visual, a fotografia e a performance. Iniciou atividades no fim da década de 70 em São Paulo com grafites poéticos, arte-correio e poesia em pequenos adesivos. Como comunicador  foi apresentador de tv em programas de auditório.  É sócio da produtora de cinema Academia de Filmes, em São Paulo. Hoje também dirige documentários, filmes publicitários e videoclipes musicais.

Sobre Walter Silveira

É videoartista, poeta visual, artista gráfico e profissional de televisão. Foi diretor de programação da TV Cultura de São Paulo. Além disso, criou obras em multimeios com o poeta Augusto de Campos. Participou também na produção A Trama do Gosto (Bienal de São Paulo, 1986), a obra Arte/Cidade (São Paulo,1994) e apresentou trabalhos na Bienal de São Paulo nos anos de 1987, 1994 e 1998, entre outros.

Governo do Estado de SP