Data
25/01/2009 a 05/04/2009
Ingresso
R$ 4, adultos; R$ 2, estudantes; grátis aos domingos e diariamente para pessoas com mais de 65 anos
"Um dia de nuvens listradas vindas do mar" (A day of dappled seaborne clouds) é uma frase emblemática extraída de O Retrato do Artista quando Jovem, de James Joyce. O escritor irlandês considerava o trecho o primeiro que o fez se imaginar como um possível escritor.
Na instalação da artista Katia Maciel, em cartaz no Espaço Redondo do Museu, duas projeções – uma de ondas na parede e outra de areia de praia, no chão – mudam seu aspecto conforme a interação do visitante.
Em situação de repouso, a sala recebe projetada apenas a areia da praia, sem movimento. Ao acionar os sensores do piso, o participante dispara projeções sincronizadas tendo como trilha sonora o barulho do mar.
Sobre Katia Maciel
Artista, pesquisadora e professora da Escola de Comunicaçăo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Tecnologia da Imagem. Em 2001 realizou o pós-doutorado em Artes Interativas na Universidade de Walles, Inglaterra. Entre os seus livros publicados, destacam-se Transcinema (contracapa, 2007) Redes sensoriais (em parceria com André Parente, contracapa, 2003) e O pensamento de cinema no Brasil (2000). Katia Maciel realiza filmes, vídeos e instalações e participou de exposições no Brasil, na Inglaterra, no México, na Alemanha e na China.