Data
17/10/2023
Horários
19h
Ingresso
Gratuito
Classificação: Livre
A curadora Carollina Lauriano propõe uma conversa sobre todo o processo de curadoria para a exposição “Vênus como Mirada”, de Val Souza, selecionada pela convocatória do Nova Fotografia 2023. Nesse encontro entre artista e curadora, o público terá a oportunidade de entrar em um bate-papo sobre todo o processo criativo, da inscrição no edital à exposição finalizada, com direito a curiosidades sobre toda a etapa produtiva.
Sobre a artista
Val Souza (São Paulo, SP, 1985) é artista visual e vive entre São Paulo e Salvador. Sua prática artística atravessa os campos da filosofia, estudos culturais e um forte interesse pela história e iconografia das mulheres negras, incorporando a fotografia, vídeo e instalação através de uma exploração contínua de autoexposição e subjetividade. Em 2020, recebeu a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS.
Sobre a curadora
Carollina Lauriano (São Paulo, SP, 1983) vive e trabalha em São Paulo. É formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Tem extensão em “Pesquisa em Arte, Design e Moda”, pela Central Saint Martins/UAL, atuando como curadora independente desde 2017. Entre 2018 e 2020, foi curadora e gestora do Ateliê397, um dos principais espaços independentes de arte de São Paulo. Em suas pesquisas, interessa discutir a inserção, desafios e conquistas de jovens mulheres artistas no mercado da arte. Entre os principais projetos realizados, estão as exposições Corpo além do corpo, que discutiu o corpo queer e a transexualidade feminina e a busca pelo protagonismo de novos corpos na sociedade; e A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos, na Galeria Baró, primeira exposição a reunir vinte artistas racializadas em uma galeria comercial para apresentar e discutir a produção de corpos dissidentes dentro do mercado de arte. Foi curadora adjunta da 13ª edição da Bienal do Mercosul (2022) e coordenadora da residência artística Usina Luis Maluf.