Data
07/10/2023 a 10/10/2023
Horários
Horários variados
Ingresso
Gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência para as atividades que acontecem no Auditório MIS)
Classificação: livre
O Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino é um festival interdisciplinar de caráter internacional que se concentra na perspectiva da arte no feminino em várias áreas da criação artística. O evento se propõe a ser palco do feminino, colocando criações femininas e/ou que tratem do feminino sob os holofotes.
Tendo sido criado dentro das metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pactuados no âmbito da ONU (Organização das Nações Unidas) e que trata de igualdade de gêneros, o festival surge como resposta à necessidade de potencializar a dimensão distintiva da criação feminina.
A programação apresenta várias propostas de diversas áreas artísticas, todas elas obras de mulheres e sobre mulheres, mas que são para todos, na tentativa de combater discrepâncias sexistas que teimam em persistir.
Confira a programação:
07.10, sábado
No dia 07 de outubro, o MIS recebe, no Auditório MIS, a mesa “Empoderamento feminino da mulher da periferia através da literatura”, com mediação de Raquel Oliveira e presença das autoras convidadas Aurithana Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas. A atividade é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do museu. Após o debate, o público poderá conferir lançamentos de livros com sessão de autógrafos com as convidadas.
Auditório MIS
13h30 – Mesa: Empoderamento feminino da mulher da periferia através da literatura
Mediação: Raquel Oliveira
Autoras convidadas: Aurithana Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas
Área Externa
15h – TARDE DE AUTÓGRAFOS
Lançamentos de livros com a presença das autoras Aurithana Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas.
08.10, domingo (Festival das Mariazinhas)
O dia 08 de outubro será especial para as crianças, com programação gratuita com o Clubinho do Livro, Cia. Azul, Figaza Show e Painé Santamaria, que trazem diversas atividades lúdicas no foyer do auditório MIS. Na parte da tarde, temos mais uma edição do Cine Kids com a exibição do filme “Tarsilinha”, seguido de oficina pelo Núcleo Educativo MIS.
Foyer Auditório MIS
10h – Ações, intervenções e atividades lúdicas para o público infantil
Clubinho do Livro, com a Cia Caju Azul
Figaza Show, com Painé Santamaria
10.10, terça
No último dia do festival, “Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher” teremos a exibição gratuita dos filmes “Papicha” e “Dançando no silêncio”, da diretora franco-argelina Mounia Meddour.
Auditório MIS, às 17h
Sobre o filme:
Papicha
(dir. Mounia Meddour, 2019, França/Argélia/Bélgica/Catar, 106 min, 16 anos)
Argélia, década de 1990. Nedjma, uma jovem de 18 anos apaixonada por design de moda, está determinada a não deixar que os trágicos eventos da Guerra Civil da Argélia a impeçam de viver uma vida comum e sair à noite com sua amiga Wassila. Conforme o ambiente social se torna mais conservador, ela desafia as novas restrições impostas pelos radicais e decide lutar por sua liberdade e independência ao organizar um desfile de moda.
Auditório MIS, às 19h
Sobre o filme:
Dançando no silêncio
(dir. Mounia Meddour, 2022, Argélia, 104 min, 14 anos)
Uma jovem apaixonada por balé enfrenta um trauma, conhece outras mulheres que compartilham experiências semelhantes e, juntas, elas encontram uma maneira criativa de continuar seguindo sua paixão.