MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Exibição do DOC – Projeto Caos on Canvas

Acontece o lançamento do documentário realizado pelo cineasta Antônio Frugiuele em parceria com Didu Losso

Data

19/09/2023

Horários

19h30

Ingresso

Gratuito

No dia 19, acontece o lançamento do documentário realizado pelo cineasta Antônio Frugiuele em parceria com Didu Losso. O filme, que será exibido no Auditório MIS com entrada gratuita, conta com imagens e entrevistas sobre o processo de criação, produção, exibição e viagens do projeto. 

Com edições anteriores ligadas às temáticas do surf e do skate, Didu Losso, idealizador do Caos on Canvas, elegeu desta vez o tema “Meio Ambiente e as Cidades” como fio condutor para as intervenções sob fotografias. Dezoito artistas, brasileiros e estrangeiros, foram convidados para a empreitada de produzirem arte sobre fotografias impressas em telas, captadas pelo renomado fotógrafo Lucas Lenci. As imagens, como um conjunto, passeiam por paisagens que propõem lugares de encontro entre o meio ambiente e as cidades no Brasil e mundo afora. Sobre as fotografias, bordados, acrílico, spray, plástico e muita tinta carregam ainda mais as cenas de sentido e convidam o espectador a refletir sobre os caminhos possíveis de convivência entre os dois meios – natural e inorgânico. Uma camada de realidade aumentada permite ainda que, direcionando a câmera do celular para a obra, o visitante possa ver a fotografia original, antes das intervenções. 

Sobre o projeto 
Inspirado na teoria do caos, Didu Losso criou o Caos on Canvas em 2011, que é muito mais do que uma exposição de arte – uma vez que também promove ações sociais. Uma delas foi a criação do “Beco da Fepa”, em Jundiaí, em 2019, uma iniciativa de revitalização da entrada da comunidade Fepasa juntamente com o Supermercado Tauste, Prefeitura e SESC da cidade. 

A ideia da mostra é provocar artistas a criarem obras em fotografias impressas em canvas, ou seja, com a base de uma tela já iniciada, buscando misturar linguagens – artes plásticas e fotografia – e artistas de diversos estilos, especialmente buscando trazer para as telas a arte não usual a este suporte, como de grafiteiros, estilistas e tatuadores. 

Governo do Estado de SP