Data
15/08/2023
Horários
20h
Ingresso
Gratuito
Classificação livre
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
O Ciclo de Cinema e Psicanálise terá uma edição especial on-line. O canal do MIS no YouTube transmite uma conversa entre os psicanalistas do Podcast Lá Fora, criado pelos psicanalistas Pedro Colli, Vanessa Figueiredo e Marielle Kerllemann e a jornalista Cristiane Gercina, que vão debater o filme Barbie em uma conversa mediada por Luciana Saddi.
Ao vivo no canal do YouTube do MIS
Sobre o filme
Barbie
(dir. Greta Gerwig, EUA; Canadá, 2023, 114 min, 12 anos)
No mundo mágico das Barbies, Barbieland, uma das bonecas começa a perceber que não se encaixa com as outras. Depois de ser expulsa ela parte para uma aventura no mundo real e muda completamente a percepção sobre seu próprio mundo.
Sobre as debatedoras
Lá Fora é um podcast que busca pôr a psicanálise lá para fora, e pôr o “lá fora” para dentro da psicanálise. Seu desejo é democratizar o saber e o efeito analítico, muitas vezes aprisionados em bolhas de linguagem, socioeconômicas, institucionais, geográficas, algorítmicas, etc. Quando isso vem a acontecer, não apenas os ouvintes podem ter sua liberdade de olhar e de pensar ampliados. Do outro lado, a própria Psicanálise também é potencialmente beneficiada, pois, como se observa, o fechamento e o hermetismo são frequentemente acompanhados de atrofia da reflexão e descolamento da realidade.
Os criadores do podcast Lá Fora são os psicanalistas:
Pedro Colli Badino de Souza Leite é médico (FM-USP) e psiquiatra (IPq-HC). Membro efetivo e docente da SBPSP. Membro-coordenador no Núcleo de Psicanálise do IPq-HC. Coordenador do Grupo de Estudos “O Mal-estar na Civilização Digital” (SBPSP). Autor dos livros “Uma flor nasceu na rua; a psicanálise que continua a brotar por aí” e “O mal-estar na civilização digital”.
Vanessa Figueiredo Corrêa é psiquiatra e poeta. É membro associado da SBPSP e do GEP de São José do Rio Preto e Região.
Marielle Kellermann é psicóloga (USP) e membro associado da SBPSP. Atende no consultório há 17 anos e estuda a relação entre sujeito e tecnologia. Autora do livro “Hiperconectividade e exaustão” (ed. Blucher), a ser lançado em breve.
Cristiane Gercina é jornalista de economia e colunista de maternidade da Folha de S.Paulo. Ganhadora do Prêmio Folha em 2019 e 2020 na categoria Serviço, foi editora-assistente de economia do jornal Agora SP. É graduada e pós-graduada pela Unesp, escreve sobre economia, previdência, imposto de renda, funcionalismo, maternidade e literatura.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.