Data
20/05/2023
Horários
Bate-papo ao vivo no dia 20.05, às 18h, no canal do MIS no YouTube. O filme pode ser assistido por meio deste link, a partir das 18h do dia 19.05 até as 18h do dia 21.05.
Ingresso
Gratuito on-line
Classificação indicativa: 16 anos
Acessibilidade: Libras
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes acompanhados de debate, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema e jornalistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades sobre a produção.
Neste fim de semana, o projeto exibe on-line “Horas de museu” (dir. Jem Cohen, Áustria e Estados Unidos da América, 2013, 107 min, 16 anos). Ambientando em um museu, o filme é primeiro longa de ficção do norte-americano Jem Cohen. Participa da conversa o consultor de arte e curador do Paço das Artes, Renato De Cara. A mediação da conversa é da diretora e roteirista Giuliana Monteiro.
O filme pode ser assistido por meio deste link, a partir das 18h do dia 19.05 até as 18h do dia 21.05. Bate-papo ao vivo no dia 20.05, às 18h, no canal do MIS no YouTube.
Sobre o filme
Horas de museu
(dir. Jem Cohen, Áustria e Estados Unidos da América, 2013, 107 min, 16 anos)
Quando um guarda de um museu em Viena faz amizade com uma visitante enigmática, o grande Museu de Arte Kunsthistorisches se torna uma encruzilhada misteriosa que estimula a exploração de suas vidas, da cidade e das maneiras pelas quais as obras de arte refletem e moldam o mundo em nossa volta.
Sobre o convidado
Renato De Cara é formado em Jornalismo pela PUC/SP em 1985. Interessado em arte, cultura e moda, especializou-se em estética contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação. Colaborou para jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo; revistas como Vogue, World Fashion, Select e Bravo; e estúdios de criação.
Em 2006 criou a Galeria Mezanino e até 2017 produziu e curou exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea.
Em 2018 foi convidado pela Secretário de Cultura da cidade de São Paulo, André Sturm, para assumir a direção do Departamento de Museus da Cidade, com 15 equipamentos em casas e prédios históricos, além de um importante acervo fotográfico, de bens móveis, de memória oral e, também, de arte popular, folclórica e etnográfica. Em um ano realizou 12 exposições, em espaços como o Pavilhão das Culturas Brasileiras, Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa da Imagem, Solar da Marquesa de Santos e Chácara Lane, entre outros pertencentes ao Museu da Cidade de São Paulo.
De 2020 a 2022 colaborou com conteúdo de artes visuais para o Centro Cultural b_arco e também para a galeria de arte contemporânea de mesmo nome.
Hoje é curador do Paço das Artes em SP e oferece consultoria de arte e mentoria para variados clientes, artistas e instituições privadas.
Sobre a mediadora:
Giuliana Monteiro é roteirista e diretora, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes: o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society e, também, na finalização do longa-metragem documental “Bento”.