MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Pedro e o lobo-guará: um concerto didático brasileiro

Um espetáculo que une música, cinema e teatro, inspirado na obra “Pedro e o lobo”

Data

23/04/2023

Horários

15h Sessão extra 17h

Ingresso

R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia-entrada)

Classificação: livre 

“Pedro e o lobo-guará – um concerto didático brasileiro” é um espetáculo que une música, cinema e teatro. Inspirado na obra “Pedro e o lobo”, do compositor russo Sergei Prokofiev (23 de abril de 1891 – 05 de março de 1953), acontece no dia de seu aniversário. O projeto é dirigido pelo compositor Anselmo Mancini e interpretado pela Orquestra de Câmara Almai-SP, e busca resgatar o diálogo entre a música de concerto e o público infanto-juvenil.  

Em parceria com o escritor e narrador Markito Alonso, a história foi reescrita em um contexto que apresenta uma identidade brasileira, com protagonistas negros, a presença de personagens como o lobo-guará e o papagaio, e a cidade de São Paulo como cenário.  

De maneira lúdica e dinâmica, a narração ocorre simultaneamente à execução musical, que, por sua vez, dita as intenções emocionais da narrativa. Ao mesmo tempo, a história é ilustrada através da projeção de desenhos animados, que também são sincronizados ao vivo.  

A música de “Pedro e o lobo-guará – um concerto didático brasileiro” é composta por leitmotifs presentes em diversas obras icônicas. Com 50 minutos de duração, e dividido em cinco movimentos, o espetáculo se inicia com homenagens à fábula original de Sergei Prokofiev por meio de citações de trechos distintos. À medida que o enredo se desenvolve, é a música brasileira que é a grande homenageada, tomando conta integralmente do último movimento. Fragmentos da obra de Heitor Villa-Lobos são trazidos do início ao fim, intercalados com temas de Ernesto Nazareth a Hermeto Pascoal, Adoniran Barbosa a Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga a Radamés Gnattali, somados ainda a versões orquestrais de melodias presentes no imaginário brasileiro.  

O contato dos mais jovens com esse tipo de trabalho tem como finalidade despertar o gosto pela arte e cultura em uma geração habituada ao entretenimento com imagens em movimento. Por fim, a obra aborda e sugere um olhar para que a plateia suspeite de boatos, questione-se sobre as verdades criadas pela internet, e atente-se para uma escuta aberta para a voz das crianças.  

Sobre a Almai-SP 
A Orquestra de Câmara Almai-SP (Associação Livre de Música e Artes Integradas de São Paulo) é um grupo formado pela Associação Livre de Música e Artes Integradas de São Paulo. Pioneira deste segmento no país, a Almai-SP é especializada na conexão entre a música e as mais variadas disciplinas artísticas. Com o objetivo de fomentar a prática artística sem fronteiras, independente de estética ou linguagem, e essencialmente dialogando com questões sensíveis à contemporaneidade, a busca por excelência está em seu DNA. No entanto, o que move os idealizadores desse projeto é dar impulso e acessibilidade ao conhecimento, tendo como prioridade os mais vulneráveis. 

O espetáculo “Pedro e o lobo-guará – um concerto didático brasileiro”, principal projeto da Almai-SP, foi selecionado pelo Edital Sesi de Música Erudita 2022, estreou no SESC-SP, e permaneceu em temporada no Centro Cultural São Paulo, além de ter recebido convites de escolas do ensino fundamental, como o Colégio Humboldt (uma das principais escolas alemãs localizadas no Brasil). Ainda, circulou por diversas casas de cultura e escolas municipais situadas em regiões periféricas, proporcionando o acesso ao concerto didático a mais de 1700 mil crianças em situação de vulnerabilidade social.  

A direção artística da Associação é assinada pelo compositor Anselmo Mancini, doutor e mestre em Audiovisual, e bacharel em Composição Musical pela USP. Em 2022, produziu 33 cineconcertos, tornando-se um dos principais nomes deste segmento no país.  

Governo do Estado de SP