MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Em Casa | #CineCiência | Ex_Machina: instinto artificial

O #CineCiência debate o clássico da ficção científica, disponível na Amazon Prime Video, “Ex_ Machina: instinto artificial”

Data

21/03/2023

Horários

20h

Ingresso

Gratuito on-line

Com interpretação em Libras

Aproveitando a temática de inteligência artificial que toma conta do cenário atual, o #CineCiência debate o clássico da ficção científica, disponível na Amazon Prime Video, “Ex_ Machina: instinto artificial”, que permitirá que nossas debatedoras e debatedor abordem os caminhos da IA em nosso presente e futuro. Participam do debate a historiadora e socióloga Laura Trachtenberg Hauser, o especialista em inteligência artificial Claudio Pinharez e a professora e pesquisadora Lucia Santaella. A conversa é mediada pelo coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb. 

Ao vivo no canal do MIS no YouTube

Sobre o filme
Ex_Machina: instinto artificial 

(dir. Mark Day, UK, 2014, 108 min, 14 anos) 
O programador Caleb ganha um concurso e recebe a oportunidade de testar uma inteligência artificial criada por Nathan, o CEO da empresa. Conforme os testes progridem, Caleb descobre que essa inteligência artificial é tão sofisticada e imprevisível que ele não sabe mais em quem confiar. 

Sobre os convidados
Laura Trachtenberg Hauser é sócia da Supernova, empresa especializada em estratégias de aprendizagem e inovação. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em “Tecnologia de Mercado na Era Digital” pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. 

Claudio Pinhanez é cientista, inovador e professor. É pesquisador da IBM Research desde 1999, e hoje lidera pesquisas em Inteligência Conversacional do laboratório da IBM Research no Brasil. É também vice-diretor do Centro de Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo. Claudio fez doutorado no Media Lab do MIT e foi professor da USP. É especialista em inteligência artificial, interação homem-máquina, sistema conversacionais, e processamento de linguagem natural. Em 1994, Claudio criou o primeiro blog da Internet. Claudio tem mais de 120 artigos publicados em jornais e conferências científicas, e mais de 30 patentes outorgadas nos Estados Unidos, Europa e Japão. 

Lucia Santaella é pesquisadora graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e livre-docência em Ciências da Comunicação na ECA-USP em 1993. É coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUC-SP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, EUA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), da Universidade de Kassel, entre 1999 e 2009. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005, e o prêmio Luiz Beltrão-maturidade acadêmica em 2010. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlim em 1987, na Universidade de Valência em 2004, na Universidade de Kassel em 2009, na Universidade de Évora em 2010, na Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, em 2014 e na Universidade Michoacana de San Hidalgo, México em 2015. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright. Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlim e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. Tem 41 livros publicados, entre os quais seis são em coautoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 15 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 300 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: comunicação, semiótica cognitiva e computacional, estéticas tecnológicas e filosofia e metodologia da ciência.  

Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb
possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em filosofia e história da ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em história da ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação. 

Governo do Estado de SP