Data
06/02/2023 a 27/02/2023
Horários
06, 10, 13, 17, 24 e 27 de fevereiro, segundas e sextas, das 19h às 21h
Ingresso
Valor: R$ 180 Descontos 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF) 30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) Gratuidade na compra do 11º curso 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF) 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Local: As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.
Público: A partir de 16 anos
Pré-requisito: não existe
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
É possível contar a história da moda através das narrativas do cinema? A partir desta inquietação, Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia e teoria de moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e curador da exposição “Ema e a moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, da Casa Museu Ema Klabin, visa expor os principais estilos, movimentos e criadores de moda ao longo dos séculos 15 ao 20, através das narrativas cinematográficas dos filmes de ficção e documentários.
A partir de uma constelação de autores das ciências humanas e da teoria de moda, como Gilles Lipovetsky, Walter Benjamin, Diane Crane, Daniel Roche, entre outros, e de filmes e documentários como “Dior e eu”, “Identidade de nós mesmos”, “Maria Antonieta”, “Yves Saint Laurent”, “Coco antes de Chanel” e “Carlota Joaquina”, cada aula apresenta a exibição de um filme como ponto de partida para a exposição teórica dos conceitos da moda como organização social da aparência e linguagem estética/artística, em um diálogo com a história, a sociologia, a filosofia, a psicanálise e a arte.
Aula 1 | Documentário “Dior e eu” (dir. Frédéric Tcheng, 2015, França, 86 min, 14 anos)
Tópicos: A moda como organização social da aparência; a dialética indivíduo e sociedade pela moda; moda e modernidade: a emergência da alta-costura; artesãos, artífices e artistas na criação de moda; o luxo e o artesanal; a moda como arte.
Aula 2 | Filme “Coco antes de Chanel” (dir. Anne Fontaine, 2008, França, 110 min)
Tópicos: A moda como história do corpo e das formas; divisão sexual e de gêneros no guarda-roupa; a mulher e a moda no século XIX; Coco Chanel e os modernistas da moda (Paul Poiret, Jeanne Lanvin, Elsa Schiaparelli, Madeleine Vionnet, Lucien Lelong).
Aula 3 | Documentário “Identidade de nós mesmos”. (dir. Wim Wenders. 1989, França, 81 min)
Tópicos: Imagem e imaginário de moda pelo cinema, a fotografia e a literatura; a arte do movimento no cinema e na moda; moda e tempo: entre o clássico e o moderno; moda e espaço: a metrópole e a identidade na moda.
Aula 4 | Filme “Yves Saint Laurent” (dir. Jalil Lespert. 2014, França, 106 min)
Tópicos: A emergência do prêt-à-porter; Dior, os futuristas franceses e Yves Saint Laurent; moda, juventude e revolução: os estilos nascem nas ruas; a moda e arte no século XX: do cubismo à pop art; melancolia, o exílio e o amor no processo de criação de moda.
Aula 5 | Filme “Maria Antonieta” (dir. Sofia Coppola. 2007, França/ EUA, 123 min)
Tópicos: A organização social da aparência na sociedade de corte; moda e política: as leis suntuárias e as corporações de artes e ofícios; a moda como “estetização do eu”; o declínio da moda na sociedade de corte; a moda e a revolução francesa: o barroco, o rococó e o naturalismo de Jean-Jacques Rousseau.
Aula 6 | Filme “Carlota Joaquina”. (dir. Carla Camurati. 1995, Brasil, 100 min)
Tópicos: A colonização da aparência; modos de vestir dos povos originários e da diáspora negra no Brasil; a sociedade de corte no Segundo Império brasileiro; Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e a Semana de 22; A moda e o decolonialismo.
Sobre o professor Brunno Almeida Maia
Brunno Almeida Maia é pesquisador em filosofia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), foi residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É coordenador pedagógico e professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. É autor do livro “O teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance “Lucíola” (1862), de José de Alencar, no livro “Moda vestimenta corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015) e é um dos autores da antologia “São Paulo em palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo 1 de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo), e na curadoria e pesquisa da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, da Fundação Ema Klabin.
Condições dos cursos MIS
→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021
→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br