Data
20/09/2022
Horários
20h
Ingresso
Gratuito on-line
Com interpretação em Libras
No mês de setembro, o #CineCiência, programa do MIS que debate filmes à luz da ciência, traz uma conversa fundamental sobre maternidade e carreira de cientista a partir do recente lançamento “A jornada” (dir. Alice Winocour, 2020, Alemanha/França, 107 min, livre). O enredo gira em torno de uma astronauta que é convocada para uma missão oficial e precisa deixar sua filha de sete anos com o pai, tendo que lidar com as críticas dentro de uma profissão majoritariamente masculina. As convidadas para o debate são a física espacial Ale Pacini e a cientista Anna Benite. A mediação é de José Luiz Goldfarb, coordenador do #CineCência.
Disponível na Prime Video
Assista no canal do MIS no YouTube
Sobre o filme
A jornada
(dir. Alice Winocour, 2020, Alemanha/França, 107 min, livre)
Uma astronauta é convocada para uma missão oficial e precisa deixar sua filha de sete anos com o pai e precisa lidar com as críticas dentro de uma profissão majoritariamente masculina.
Sobre as debatedoras
Ale Pacini é fisica Espacial, Escritora, comunicadora científica (Canal do YouTube: O Que Diz a Física) e mentora do projeto da ONU Space4Women. Licenciada e bacharel em Física pela Universidade Mackenzie (SP), mestre e doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (SJC), possui um segundo título de doutora em Ciências Físicas pela Universidade de Oulu, na Finlândia. Ale Pacini mora fora do Brasil desde 2016, trabalhando em institutos de pesquisa e observatórios americanos como Applied Physics Lab, NASA/Goddard e Observatório de Arecibo. Atualmente, é cientista do NWRA (Boulder, Colorado) e CEO da empresa InSpace, na qual ela lidera projetos de educação e divulgação científica.
Anna Benite, também conhecida como Anita Canavarro (forma como assina suas poesias), é doutora em ciências e omo orixá, trabalha há 15 anos com a perspectiva da descolonização do currículo de ciências no laboratório de pesquisas em educação em química e inclusão LPEQI-UFG. É filha da grande mulher negra Dona Edmea e mãe do Igor, do Tom e da Sofia. É militante do Grupo de Mulheres Negras Dandaras no Cerrado, além de lutar por mais mulheres negras nas ciências.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.