Data
17/07/2022
Horários
15h
Ingresso
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia), disponível na plataforma INTI, online e na bilheteria do museu a partir do dia 08 de julho ao meio-dia
Classificação: Livre
Inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematographo é um programa do MIS que convida a cada edição uma banda ou músicos para realizar a sonorização ao vivo de um filme.
Na edição de julho, o Cinematographo apresenta uma edição especial de dupla comemoração, aos 40 anos de lançamento de uma das produções mais marcantes do cinema mundial, Blade Runner: o caçador de androides, filme dirigido por Ridley Scott e ao aniversário de 80 anos do ator Harrison Ford, protagonista do filme. O longa ganha sessão especial no MIS com trilha sonora ao vivo criada e executada pelo artista Anselmo Mancini.
Sobre o filme
Blade Runner: o caçador de androides
Blade Runner
(dir. Ridley Scott, EUA, 1982, 117 min, 14 anos)
No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano em inteligência. Esses robôs são conhecidos como replicantes e são utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Quando um grupo de robôs faz um motim em uma colônia fora da Terra, os replicantes passam a ser considerados ilegais na Terra, por isso um grupo de esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, tem ordem para atira e matar qualquer replicante na Terra. Até que em novembro de 2019, cinco replicantes chegam à Terra e um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
Sobre os músicos
Anselmo Mancini é doutor e mestre em Audiovisual, e bacharel em Composição Musical, pela Universidade de São Paulo – USP. Em 2019 foi finalista do Cineconcerto Festival, realizado na Itália. Participou do San Francisco Dance Film Festival 2017 e foi finalista (com menção honrosa) do Instant Composition Contest (criação de trilha sonora em tempo real ao piano); no Transatlantyk Film & Music Festival 2014, realizado na Polônia. O festival é dirigido pelo vencedor do Oscar de Trilha Sonora de 2005, Jan A.P. Kaczmarek e contou com a presença de Johann Johannsson no júri (outro nomeado ao Oscar). Como diretor musical e compositor do Teatro de Narradores, apresentou o espetáculo Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso, na Book Fair 2013, realizada em Frankfurt, Alemanha. E, no mesmo ano, dirigiu a montagem das operas de Bertold Brecht: Aquele que Diz Sim (música de Kurt Weill); Aquele que Diz Não (música de Anselmo); e, A Decisão (música de Hans Eisler).