Data
19/05/2022
Horários
19h
Ingresso
Gratuito on-line
Classificação livre
Com interpretação em libras
Prosa de Tripé Pontos MIS é uma atividade complementar às exposições de fotografia que são realizadas pelo programa do MIS de difusão cultural no interior e litoral do Estado. Mensalmente, o Pontos MIS apresenta uma conversa ao vivo pelo YouTube do Museu sobre uma das exposições em cartaz. Cada conversa tem uma tríade de convidados, sendo eles representantes do olhar do artista-fotógrafo, do gestor da cidade e do especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com o público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo.
Esta edição do programa que apresenta conversas sobre exposições que circulam pelo Pontos MIS fala sobre “Tarikh Al-Brasil”, uma pesquisa visual em torno da visibilidade/invisibilidade dos muçulmanos de origem africana na história e na sociedade brasileira, que remonta a mais de quatrocentos anos, quando chegaram por meio do tráfico negreiro e exerceram uma expressiva influência cultural e social. Participam da conversa o fotógrafo Marcelo Schellini, o gestor do Pontos MIS de Barueri, Diogo Bueno, e a fotógrafa e pesquisadora Natália Tonda na mediação.
Assista no canal do MIS no YouTube.
Sobre os convidados
Marcelo Schellini é artista visual e professor. Doutor em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo e mestre em Estudos da Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, dedica-se à pesquisa em Fotografia, Antropologia Visual e Literatura. Atualmente ensina fotografia e desenho gráfico no Vellore Institute of Technology, na Índia.
Diogo Bueno é internacionalista pela Faculdade Santa Marcelina – FASM e coordenou o Laboratório de Análise Internacional na mesma instituição entre 2007 e 2012. Desde 2013 atuou como gestor de projetos na Secretaria de Relações Internacionais de Guarulhos e Osasco. Atualmente está como Diretor de Projetos Culturais na Secretaria de Cultura e Turismo na cidade de Barueri.
Sobre a mediadora
Natália Tonda é fotógrafa e pesquisadora. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP). Atuou como produtora em instituições como Bienal, Instituto Tomie Ohtake e Masp. Atualmente ministra oficinas e cursos de fotografia e audiovisual, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos.