MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Portinari Parade

Mais de 50 grafiteiros das periferias de SP vão criar releituras inéditas das obras de Portinari neste sábado.

Data

26/02/2022

Horários

Das 11h às 17h.

Ingresso

Gratuito

A ativação acontecerá na área externa do MIS e do MuBE (instituição vizinha).

Em uma ação inédita, o Museu da Imagem e do Som (MIS) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo – reúne mais de 50 artistas para pintar ao vivo neste sábado, 26/02, a partir das 11h. Os grafiteiros, de áreas periféricas da capital paulista e de Osasco, produzirão releituras das obras de Candido Portinari nas áreas externas do MIS e do Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MUBE). A Portinari Parade é uma importante parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria Municipal de Educação (SME).  Com entrada gratuita, a atividade pode ser conferida pelos visitantes até as 17h.

Depois do evento, as obras desses artistas serão impressas e levadas para as estações de metrô e de trem da capital (CPTM), além das unidades dos CEUs e Fábricas de Cultura. A proposta é democratizar o acesso da população à obra de um dos mais importantes pintores do mundo. 

Realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Cultura da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), o evento contará com a participação de artistas dos 46 CEUs de São Paulo e três de Osasco – entre eles o CEU das Artes Bonança e CEU Primeiro de Maio. Doze grafiteiros do programa Fábricas de Cultura, administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, e a Poiesis – Organização Social de Cultura, completam a lista.

Portinari Parade
Os artistas participantes do evento deste sábado foram indicados pelas unidades dos CEUs e Fábricas de Cultura. Eles tiveram acesso a diversas obras de Portinari e liberdade para fazer a releitura das que mais chamaram a atenção. Entre elas estão “Café”, “Os Retirantes”, “O Mestiço” e “Lavrador de Café”.

O Portinari Parade também será uma vitrine para produção artística das periferias que reúne milhares de talentos e corrobora o objetivo dos Núcleos de Ação Cultural dos CEUs – equipamentos ligados à Secretaria Municipal de Educação – de promover oportunidades para os artistas que moram afastados do grande centro. 

Uma ação similar será promovida, neste sábado, no município de Brodowski, cidade natal de Portinari. Dez artistas produzirão releituras das obras do pintor. 
 

Governo do Estado de SP