Data
12/12/2021
Horários
17h
Ingresso
Gratuito on-line
Com interpretação em Libras.
No mês de dezembro, o #CineCiência convida a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser e o físico Rodrigo Parreira, mediados por José Luiz Goldfarb, para falar sobre a série da Netflix Batalha bilionária: o caso Google Earth, que instiga debates sobre o mundo digital ao analisar as grandes corporações do vale do Silício e as diversas questões éticas que giram ao redor delas.
Assista no canal do MIS no YouTube.
Sobre os debatedores
Laura Trachtenberg Hauser é sócia da Supernova, empresa especializada em estratégias de aprendizagem e inovação. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em “Tecnologia de Mercado na Era Digital” pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel.
Rodrigo Parreira é Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mesma instituição onde obteve seu doutorado em Física Matemática. Após um pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos EUA, iniciou uma carreira corporativa, na área de consultoria estratégica voltada à tecnologia da informação e telecomunicações. Atualmente é CEO da Logicalis Latin America, uma das maiores empresas de serviços e integração de soluções tecnológicas atuantes na América Latina, com mais de 3000 colaboradores e presença em 11 países da região.
Sobre o curador e mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É ainda conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.
Sobre a série
Batalha bilionária: o caso Google Earth
Na Berlim dos anos 1990, um artista e um hacker inventam uma nova maneira de ver o mundo. Anos depois, eles processam o Google por violação de patente.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação do Museu: Kapitalo Investimentos, Cielo, Vivo, Emae, Sabesp, Tozzini Freire Advogados, Bain & Company e Telhanorte.