Data
20/11/2021
Horários
Filme disponível de 18.11 (às 11h) até 20.11. Bate-papo ao vivo no dia 20 de novembro, às 18h, no canal do MIS YouTube.
Ingresso
Gratuito
Com interpretação em Libras
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.
Esta edição apresenta o curta-metragem de animação “Barco de papel” (dir. Thais Scabio, Brasil, 2018, 15 min, 14 anos), que traz o personagem Peninha, um engraxate de 9 anos que vive entre fantasia e realidade, num mundo de papel e sapatos. O bate-papo ao vivo, que acontece no YouTube do MIS, conta com a participação da diretora Thais Scabio e do fotógrafo e pesquisador Julio Witer. A mediação é da roteirista e diretora Giuliana Monteiro.
Para assistir gratuitamente ao filme, acesse este link (de 18.11, às 11h, a 20.11).
Assista no canal do MIS no YouTube
Sobre o filme
Barco de papel
(dir. Thais Scabio, Brasil, 2018, 15 min, 14 anos)
Neste curta-metragem ficcional de animação, Peninha, engraxate de 9 anos, trabalha em São Paulo e viaja, entre fantasia e realidade, num mundo de papel e sapatos.
Sobre os convidados
Thais Scabio é diretora, produtora executiva, roteirista e cineclubista, tendo feito sua primeira direção em 2003. Em 2005, criou a Cavalo Marinho Audiovisual, junto com Gilberto Caetano, se destacando como produtora da animação "Graffiti dança", direção de Rodrigo EBA!, premiado como melhor curta brasileiro do Anima Mundi em 2013. Como diretora e roteirista, realizou diversos projetos audiovisual institucionais, documentários e ficções, inclusive “Barco de papel”, melhor filme de ficção na IV Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso e exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. Seu último trabalho, "Ipa/Ipá", documentário realizado durante a pandemia, foi premiado na IV Mostra Lugar de Mulher é no Cinema 2021. Desde 2009, coordena projetos de formação audiovisual nas periferias. É sócia-fundadora e atual vice-presidente da Apan – Associação dos profissionais do Audiovisual Negro, gestora de desenvolvimento de negócio da plataforma de streming Todesplay e está em fase de pré-produção do longa-metragem “Olivia”, onde assina roteiro e direção com Gilberto Caetano.
Julio Witer é fotógrafo e graduado em geografia. Atualmente, está vinculado à Spcine no Projeto Cineclube Virtual e é colaborador do Coletivo Imagem e Som, onde se debruça sobre a história da música negra brasileira. Seu grande interesse são os estudos voltados ao pensamento brasileiro e suas manifestações estéticas e sociais.
Sobre a mediadora
Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente, trabalha em dois filmes, o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para Livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society, e também na finalização do longa-metragem documental “Bento”.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores e patronos da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional), Telhanorte (apoio operacional), Itaú (patrono) e e Lefosse (patrono).