Data
21/11/2021
Horários
17h
Ingresso
Gratuito on-line
Com interpretação em Libras
A edição de novembro do programa do MIS que debate filmes à luz da ciência fala sobre as viagens espaciais e a Guerra Fria a partir do filme “Apollo 13: do desastre ao triunfo”. Participam da conversa a física espacial Ale Pacini e o físico Luis Carlos Menezes, com a mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
Assista no canal do MIS no YouTube.
Sobre os debatedores
Ale Pacini é física espacial, escritora, comunicadora científica (canal do YouTube: O Que Diz a Física) e mentora do projeto da ONU Space4Women. É licenciada e bacharel em Física pela Universidade Mackenzie (SP), mestre e doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (SJC), possui um segundo título de doutora em Ciências Físicas pela Universidade de Oulu, na Finlândia. Reside fora do Brasil desde 2016, trabalhando em institutos de pesquisa e observatórios americanos como Applied Physics Lab, NASA/Goddard e Observatório de Arecibo. Atualmente ela é cientista do NWRA (Boulder, Colorado) e CEO da empresa InSpace, na qual ela lidera projetos de educação e divulgação científica.
Luis Carlos Meneses é bacharel em Física (Universidade de São Paulo, 1967), mestre em Física (Carnegie Mellon University, 1971), doutor em Física (Universitat Regensburg, 1974), professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. É autor do livro “Educar para o imponderável: a ética da aventura” (Ateliê Editorial, 2021).
Sobre o curador e mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É ainda conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.
Sobre o filme
Apollo 13: do desastre ao triunfo (dir.: Ron Howard, EUA, 1995, 140 mim, 12 anos, disponível na Netflix).
Em 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas na missão Apollo 13. Porém, já no espaço, um tanque de oxigênio explode. Com o acidente, os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise não conseguem seguir sua rota, correndo o risco de ficar sem oxigênio e energia suficientes para voltarem à Terra. Agora, a equipe a bordo e a equipe em terra firme correm contra o tempo para consertar a nave.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa.
O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores e patronos da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional), Telhanorte (apoio operacional), Itaú (patrono) e e Lefosse (patrono).