MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | MIS Cine & Horror | Gabriela Amaral Almeida

Na terceira entrevista da série, a convidada é a  diretora e roteirista Gabriela Amaral Almeida, um dos principais nomes do terror brasileiro contemporâneo.

Data

12/11/2021

Horários

20h

Ingresso

Gratuito on-line

O gênero cinematográfico de terror desde o nascimento do cinema no final do século 19 encanta e aterroriza gerações, tendo o seu auge entre os anos 1960 e 1980, sendo representados por nomes como Roger Corman, David Cronenberg e Robert Eggers. Desde então continua inspirando jovens cineastas a produzir obras assustadoramente cativantes.  O programa MIS Cine & Horror, que conta com a curadoria do jornalista e cineasta Duda Leite, convidou renomados diretores e atores para discutir esse gênero e criar um acervo de entrevistas disponíveis ao público no canal do MIS no YouTube. Um material único para fãs do gênero e para pesquisa, difusão e preservação da memória cinematográfica. 

Na terceira entrevista da série, realizada em 12 de janeiro de 2021, a convidada é a  diretora e roteirista Gabriela Amaral Almeida, um dos principais nomes do terror brasileiro contemporâneo. Fã e pesquisadora da obra de Stephen King, Gabriela começou sua carreira dirigindo curtas premiados como “Náufragos” (2010), “A mão que afaga” (2012) e “Estátua!” (2014). Sua estreia na direção de longas-metragens aconteceu em 2017, com “O animal cordial”, slasher com contornos políticos e sociais, estrelado por Murilo Benício, Luciana Paes e grande elenco. Em 2018, Gabriela dirigiu seu segundo longa de terror, “A sombra do pai”, seleção oficial no Festival de Cinema de Brasília. Atualmente, é uma das diretoras da minissérie “Verdades secretas 2”, disponível pela Globo Play. 

Assista no canal do MIS no YouTube.

Sobre a convidada

Gabriela Amaral Almeida formou-se em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia em 2003. Neste mesmo período, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, onde realizou mestrado sobre literatura e cinema de horror, com dissertação intitulada “As duas faces do medo: um estudo dos mecanismos de produção de medo nos livros de Stephen King e nos filmes adaptados”. Em 2005, ingressou na cátedra de roteiro do curso regular da Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), em San Antonio de los Baños, Cuba, onde permaneceu por dois anos. Atualmente, dedica-se à atividade de diretora, roteirista e professora de roteiro. 

Sobre o curador 

Duda Leite é jornalista, cineasta e curador. Formado em Cinema pela FAAP, sempre esteve ligado ao audiovisual. Trabalhou como produtor, roteirista e diretor em canais como Eurochannel, HBO, VH1 e Discovery. Pelo Eurochannel, cobriu os principais festivais de cinema do mundo, entre eles Cannes, Berlim e Veneza. Como jornalista, colabora com revistas como Vogue, Playboy e Bravo. Desde 2012, é curador do Music Video Festival (m-v-f), o maior Festival dedicado aos videoclipes no Brasil. Em 2019, Duda fez a curadoria nacional da exposição “Musicais no cinema” no MIS em São Paulo. Desde 2019 ministra os cursos “As histórias dos videoclipes” e “As histórias dos cideoclipes queer” em instituições como o MIS, Sesc e o B_arco. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Governo do Estado de SP