MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

História social da arte – Barroco

Curso online | 13, 20, 27 de outubro e 03 de novembro, das 19h às 21h, quartas

Data

13/10/2021 a 03/11/2021

Horários

13, 20, 27 de outubro e 03 de novembro, das 19h às 21h, quartas

Ingresso

Pessoas a partir de 60 anos têm 50% de desconto nos cursos (limitado a cinco vagas e uma por CPF). Use o cupom IDOSO50OFF na hora da compra. 

As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br.

Este curso dá continuidade ao módulo 1 sobre o Renascimento e aborda o mundo das artes barrocas na Europa dos séculos 16 e 17, quando a Igreja católica, como principal comitente do mundo das artes, passa a integrar um conjunto de propaganda de contrarreforma. Ao mesmo tempo que o curso analisa o barroco de Caravaggio e de Velázquez, aborda a obra de Peter Paul Rubens e a relação diplomática que obteve no mundo europeu das Guerras dos Oitenta Anos e Guerra dos Trinta Anos. Chegando no mundo holandês, o curso aborda o nascimento de um mercado de arte nunca antes visto e analisa como este mercado depaupera o ofício do pintor, não poupando nem mesmo Rembrandt. No mundo literário e ligado aos processos da contrarreforma, o curso se debruça sobre Cervantes e Lazarillo de Tormes. 

Aula 1 | O Barroco de Caravaggio 

Aula 2 | O Barroco de Rubens e Velázquez 

Aula 3 | A literatura: Lazarillo e Cervantes  

Aula 4 | Rembrandt e o nascimento do mercado de arte 

Sobre o professor Claudinei Cássio de Rezende

Claudinei Cássio de Rezende é professor de História da Arte na PUC-SP. É doutor e mestre em Ciências Sociais pela Unesp (Fapesp), bacharel e licenciado em Ciências Sociais e licenciado, especialista e pós-doutor em História. Possui um livro publicado pela Editora Unesp, escolhido pelo Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Unesp. 

Condições dos cursos MIS

Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

 

Governo do Estado de SP