Data
03/05/2021 a 12/05/2021
Horários
03, 05, 10, 12 de maio, segundas e quartas, das 19h às 21h
Ingresso
Pessoas a partir de 60 anos têm 50% de desconto nos cursos (limitado a cinco vagas e uma por CPF). Use o cupom IDOSO50OFF na hora da compra.
É comum na historiografia feminista da arte estudar as artistas mulheres a partir de sua ausência, ou seja, da marginalização e exclusão do debate público, da produção intelectual e da circulação de obras, pilares que estruturam o campo da arte. Entretanto, é notável na história da arte brasileira a centralidade da presença feminina nos movimentos artísticos mais emblemáticos, do Modernismo de Anita e Tarsila à arte contemporânea de Adriana Varejão. O curso aborda o percurso de diferentes artistas brasileiras, sua assimilação pelo mercado da arte, pela historiografia e as possíveis exclusões que afetam seus trabalhos, usando como referência teórica os estudos e a crítica de arte feminista.
Aula 1 | A busca do nacional – diferentes movimentos artísticos optaram pela busca de uma arte verdadeiramente brasileira, notadamente o Modernismo. Nesta aula, abordaremos a questão nacional a partir das mulheres envolvidas, entre elas Patrícia Galvão e Tarsila do Amaral.
Aula 2 |O Brasil pré-golpe militar – a efervescência do cenário artístico brasileiro anterior ao golpe militar será o mote deste encontro. Analisaremos o tema da cultura popular a partir de personalidades como Lina Bo Bardi e a experimentação formal de grupos de artistas, entre eles Lygia Clark.
Aula 3 | Autoritarismo e rebeldia, as décadas de 1960 e 1970 – enquanto no mundo explodiam os movimentos por liberação sexual pautados pelos feminismos, no Brasil o endurecimento do regime militar impunha outras demandas. Exploraremos a produção artística de resistência e a participação das mulheres nas artes plásticas, teatro e na música.
Aula 4 | Arte contemporânea brasileira – a proposta do último encontro é uma reflexão sobre a produção artística contemporânea, a influência das artistas discutidas nas aulas anteriores, os pontos de encontro e de rupturas e os possíveis diálogos com o feminismo, incluindo sua vertente interseccional.
Sobre a professora Lisa Costa
É historiadora da arte com longa trajetória em instituições culturais de São Paulo. Seus interesses abarcam sobretudo a arte e educação e a produção artística feminista/feminina. Como parte de sua atuação como arte-educadora, já ministrou cursos e palestras em diversas instituições, incluindo algumas unidades do Sesc SP, CCBB e Museu da Imagem e do Som, onde organizou o evento Ruínas Negras, centrado em artistas negros brasileiros.
Condições dos cursos MIS
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br