Data
15/03/2020
Horários
15h
Ingresso
Gratuito – retirada de senha uma hora antes na recepção do MIS
Como parte da programação paralela da exposição Revelando Hilda Hilst, em cartaz no MIS até 15 de março, o MIS apresenta a leitura dramática do texto As aves da noite, com Carol Duarte, Flávio Tolezani, Geraldo Rodrigues, Jhonny Salaberg, Nelson Baskerville e Nilton Bicudo, e direção Sandra Corveloni.
As aves da noite, de 1968, parte de um fato histórico: em 1941, no campo de extermínio nazista de Auschwitz, após a fuga de um prisioneiro, os guardas da SS condenaram um grupo de cativos a morrer de inanição, numa cela. Um deles começou a chorar, e o padre Maximilian Kolbe, também preso, se ofereceu para tomar seu lugar. O que Hilda encena são os últimos momentos desses prisioneiros no “porão da fome”, num texto pungente que toca o que há de mais profundamente humano em nós.
Revelando Hilda Hilst aborda a vida e obra da escritora, poeta e dramaturga paulista Hilda Hilst (1930-2004) no ano que se comemora 90 anos do seu nascimento. Com curadoria do artista visual e jornalista Jurandy Valença e produção da Caboclas Produções, o projeto apresenta uma exposição de retratos de Hilda, alguns deles inéditos, desenhos de sua autoria nunca antes exibidos em público, além de quinze edições originais dos livros de Hilda, com capas de artistas como Darcy Penteado, Clovis Graciano, Wesley Duke Lee, Tomie Ohtake, Jaguar, Millôr Fernandes, Maria Bonomi e Arcângelo Ianelli, entre outros. A mostra se completa com a instalação sonora Rede Telefonia, de Gabriela Greeb e Mario Ramiro, na qual é possível ouvir a voz da autora por intermédio de gravações originais realizadas na década de 1970, quando ela tentava se comunicar com o além.
Revelando Hilda Hilst marca o início das comemorações do aniversário de 50 anos do MIS celebrados em maio de 2020.