MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Clube de leitura de HQs | Maus e Palestina

Segunda edição do Clube discute Maus, de Art Spiegelman, e Palestina – Uma nação ocupada, de Joe Sacco.

Data

18/01/2019

Horários

15h

Ingresso

Gratuito – retirada  de ingresso 1h antes na recepção

Número de vagas: 20 

A leitura prévia não é obrigatória para a participação.

Durante as férias, e como parte da programação paralela da mega exposição Quadrinhos, o Educativo MIS realiza o Clube de Leitura de HQs, encontros para discussão, análise e reflexão de quadrinhos nacionais e internacionais, de diversos gêneros. Podem participar maiores de 14 anos e a leitura prévia não é obrigatória para a participação. No dia 18 serão abordados as HQs Maus e Palestina – Uma nação ocupada. 

Maus
Maus ("rato", em alemão), de Art Spiegelman, é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas – história, literatura, artes e psicologia.

Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

Palestina – Uma nação ocupada

Palestina, de Joe Sacco, é resultado de uma longa viagem que o autor fez ao Oriente Médio. Durante dois meses, Sacco coletou histórias nas ruas, nos hospitais, nas escolas e nas casas dos refugiados. Presenciou violentos confrontos dos soldados com a população e entrevistou vítimas de tortura. Conversou com militantes, com outros já conformados com a situação, com idosos e com crianças. 

Palestina representa um desafio: provar que se pode fazer uma reportagem em forma de quadrinhos. O livro arrancou elogios entusiasmados de toda a crítica, inclusive daquela não especializada em quadrinhos. Do New York Times ao The Nation. Entrou para o currículo de diversas universidades norte-americanas. E, por fim, ganhou o American Book Awards.

Governo do Estado de SP