MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

O cinema de Alfred Hitchcock

Panorama da obra do mestre do suspense, este curso pretende expor e debater toda a obra do mestre do suspense, incluindo os episódios de suas séries de televisão e sua fase inicial no cinema mudo, períodos que são pouco conhecidos pelo grande público, mas essenciais no entendimento de seu trabalho.

Data

16/07/2018 a 27/08/2018

Horários

segunda e quarta, das 19h às 22h

Ingresso

R$200

 

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições.

Veja as condições dos Cursos MIS:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas

Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

 

→ Vagas remanescentes e lista de espera

Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

 

→ Cancelamento de matrícula

Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

 

→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

 

Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Panorama da obra do mestre do suspense, este curso pretende expor e debater toda a obra do mestre do suspense, incluindo os episódios de suas séries de televisão e sua fase inicial no cinema mudo, períodos que são pouco conhecidos pelo grande público, mas essenciais no entendimento de seu trabalho. A época no cinema mudo foi muito importante em sua formação e no desenvolvimento da arte de contar história por meio de imagens, técnica que ele aprimorou como poucos diretores, e que é o alicerce de toda a sua obra.

Alfred Hitchcock é um dos mais famosos diretores de cinema de todos os tempos, e também um dos responsáveis pelo desenvolvimento da arte de filmar, criando novas técnicas e aperfeiçoando as já existentes. Era também um mestre no uso da luz, posicionamento e movimentação de câmera, montagem e roteiro. Seu estilo influenciou gerações de cineastas, dos anos 50 até hoje, tanto em termos de domínio da técnica narrativa quanto na exploração de temas relacionados ao suspense, ao mistério, crime e horror.

 

O curso procura traçar um amplo painel do desenvolvimento de suas técnicas de filmagem e domínio do espectador, para mostrar sua incrível capacidade de ser popular sem deixar de ser criativo e talentoso, usando como material de apoio um vasto acervo.

Sobre os professores
Carlos Primati – Jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive a cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia “Única”, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.

Marcelo Lyra – Formado em jornalismo pela PUC-SP, cursou as disciplinas de roteiro, montagem, crítica de cinema e de história da crítica, na Escola de Comunicação e Artes da USP. Atua na área de cinema desde 1999. Foi crítico de cinema do jornal O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e do jornal Valor Econômico, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em espaços como Espaço Itaú de Cinema e Cinesesc. É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”.

 

Governo do Estado de SP