Data
13/06/2014 a 01/08/2014
Horários
sextas,
19h às 22h
O surgimento da performance como linguagem e gênero artístico propiciou diversas discussões sobre temas importantes na arte contemporânea, tais como modos de vida, arte e não-arte e as relações entre o artista e o mercado. Torna-se, portanto, inevitável contextualizar a performance e sua relação com o conceito de contemporâneo.
O curso pretende, a partir de textos teóricos e proposições práticas, percorrer as vanguardas artísticas estabelecendo uma relação entre o conceito de contemporâneo e o surgimento da performance. O objetivo do curso é abordar as manifestações da performance partindo das premissas e dos artistas do século XX para refletir sobre o conceito de performatividade. Os participantes serão instigados a trazer materiais, autorais ou não, que dialoguem com os apresentados no curso.
Sobre as professoras
Bruna Freitag é atriz e performer. Possui formação em Comunicação das Artes do Corpo com ênfase em performance pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Atuou no Grupo do Trecho e foi integrante do Teatro da Vertigem, participando dos espetáculos Kastelo e Mauísmo. Trabalhou no cinema e em vídeos experimentais como atriz, produtora e idealizadora.
Ariane Alves é atriz, performer e professora. Atualmente é mestranda no programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Formou-se em Letras pela Universidade São Paulo (USP) e em Atuação pela SP Escola de Teatro. Integra os coletivos Cartão de Memória e Raízes Aéreas. O foco de suas pesquisas envolve as linguagens contemporâneas da performatividade e do site specific.