MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Cinema Americano dos anos 80

 O curso pretende explorar os melhores aspectos do cinema americano feito nos anos 80, tendo o auxílio de trechos de filmes emblemáticos e estudos realizados sobre o panorama artístico e cinematográfico da época. Inscrições abertas.

Data

09/08/2013 a 11/10/2013

Horários

sextas, 19h às 22h

Ingresso

R$ 200

Inscrições encerradas

O cinema americano dos anos 1980 foi marcado pelo retorno de Hollywood como grande pujança econômica, com grandes corporações e homens de negócio dizendo sim ou não a futuros projetos. Nesse período, diretores mais autorais sofreram para imprimir sua marca, sobretudo os da geração passada, que filmavam com liberdade na década anterior. O realismo foi relegado a segundo plano, sendo substituído pela confirmação da narrativa americana. 

O curso pretende explorar os melhores aspectos do cinema americano feito nos anos 80, época em que ainda havia possibilidade de se fazer grande arte nas entrelinhas (ou mesmo de forma direta, ainda que mais raramente). Teremos o auxílio de trechos de filmes emblemáticos e estudos realizados sobre o panorama artístico e cinematográfico da época, de forma a pensar na maneira como esses filmes muitas vezes driblavam as exigências dos produtores para criar mundos que espelhassem o nosso e questionar a sociedade com sutileza ou escracho.

 
Sobre o professor
 Sérgio Alpendre é crítico de cinema, jornalista, professor e pesquisador. Coordena o Núcleo de História e Crítica da Escola de cinema e artes Inspiratorium. É colaborador da Folha de S. Paulo (Guia livros, discos, filmes e Guia Folha) e do UOL Cinema. É editor e fundador da revista de cinema Interlúdio (www.revistainterludio.com.br). Foi curador das mostras Tarkovski e seus herdeiros e Retrospectiva do cinema paulista, tendo editado os catálogos de tais eventos. Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa sobre cinema (2005-2008), e foi redator da revista eletrônica Contracampo (2000 a 2010). Editou a quarta edição da revista da Programadora Brasil. Já escreveu para os cadernos Mais e Ilustrada, da Folha de S. Paulo, e para as revistas Bravo, Filme Cultura, Movie, Foco e Taturana. Ministra cursos de História do Cinema e Oficinas de Crítica por todo o Brasil.
Governo do Estado de SP