Data
19/11/2012 a 21/11/2012
Ingresso
173 lugares
Mais informações no site: www.gamesforchange.org.br
A I Súmula de Pesquisa em Games e Entretenimento Digital tem início na segunda-feira, 19 de novembro, às 15 horas, com a apresentação de um panorama da pesquisa na área de games por James D. (Jimmy) Ivory, fundador do VT G.A.M.E.R. Lab (Virginia Tech Gaming and Media Effects Research Laboratory), um pequeno laboratório no Departamento de Comunicações. O foco da sua pesquisa está nas dimensões sociais e psicológicas das novas tecnologias midiáticas, com ênfase no conteúdo e nos efeitos de novas mídias de entretenimento como os videogames. O professor Ivory também atua no desenvolvimento de software e em consultoria na área de análise de mídias, desenvolvimento e marketing como integrante da Arrowhead Interactive.
Na mesma segunda-feira, às 16 horas, Gilson Schwartz apresenta o conceito de “book-app-game” (“bag”), aplicado ao projeto “Brinco, Logo Aprendo – Videogames, Educação e Moralidades Pós-Modernas”. O objetivo do livro é evoluir como um game colaborativo com foco na criação de aplicativos alinhados à agenda da rede “Games for Change”.
A programação é retomada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em debate às 11 horas organizado em parceria com a rede ETC – a rede “Econtro de Twitteiros Culturais” da #REDEMIS, liderada por José Luiz Goldfarb. O tema é “Racismo e Cultura em Monteiro Lobato”. Participam da mesa o próprio Goldfarb, André Campos, Chritiane Angelotti e Tiago Alcântara.
André Campos é Mestre e Doutor em Teoria Literária pela UNICAMP (literatura africana) , professor universitário e de ensino médio há 30 anos. Ministra palestras e mini-cursos com os temas Monteiro Lobato, Narração em Guimarães Rosa, Aproximações entre Teatro e Literatura, Alfredo Bosi e a História Concisa da Literatura Brasileira.
Tiago Alcântara é jornalista especializado nas editorias de Cultura e Tecnologia. Atualmente é repórter de Tecnologia e Ciência no portal R7 e editor da área Geek do site ClickCultural, especializado em cultura pop. Já passou pela redação do site Superdownloads, fez parte da equipe de roteiristas do HumorTadela e atuou como gerente de criação/web na agência Tudo em Pauta, em Luanda, Angola.
Christiane Angelotti é escritora e há mais de dez anos trabalha e pesquisa conteúdos educativos e de literatura para sites e portais. Pós-graduada em Distúrbios da Comunicação,pela PUC-SP, atualmente se dedica integralmente à literatura e ao jornalismo cultural. É membro do conselho editorial da Revista Emília.
José Luiz Goldfarb é Coordenador do Prêmio Jabuti, Professor da PUC-SP, Coordenador da #REDEMIS e outros projetos de incentivo à leitura.
No período da tarde, a partir das 14 horas, Luiz Carlos Petry, da PUC-SP, faz uma intervenção para apontar possibilidades de convergência entre cultura e tecnologia nos games a partir de uma abordagem “topofilosófica”.
No terceiro dia, a partir das 14 horas, Ivelise Fortim (PUC-SP) e Francisco Tupy (Cidade do Conhecimento, USP e “community manager” da rede Games for Change América Latina) discutem o panorama da pesquisa no SBGames, o principal encontro entre academia e indústria para apresentação de pesquisas na área de games e entretenimento digital. O SBGames 2012 ocorreu em Brasília e acontece em São Paulo no ano que vem.
Finalmente, às 15 horas, Afonso Fleury (POLI-USP) apresenta os pressupostos metodológicos e os objetivos da pesquisa “O Futuro da Indústria de Games no Brasil”, patrocinada pelo BNDES e que vai acontecer em 2013. Os resultados dos três dias serão resumidos por Gilson Schwartz, Curador do evento e diretor para América Latina da rede “Games for Change”.
Ao longo dos três dias será possível acompanhar as atividades pela internet, usando as tags #spgames2012, #g4c_br e #redemis. Pesquisadores interessados em participar com intervenções poderão solicitar conexão via web usando as ferramentas “HangOut” ou “Skype”.
Os resultados da Súmula serão publicados na web e servirão como ponto de partida para debates e oficinas no II Festival Games for Change América Latina, que acontecerá no Memorial da América Latina entre os dias 12 e 15 de dezembro.
Interessados em apoiar a causa “Games for Change” podem desde já adquirir um “Passe Livre”, reservando seu lugar no Festival e contribuindo para apoiar projetos e iniciativas com foco no consumo responsável de mídias digitais e na criação de games comprometidos com a transformação social e cultural.
Conheça a programação completa:19 de novembro
15h
Panorama da Pesquisa em Games por James D. (Jimmy) Ivory, fundador do VT G.A.M.E.R. Lab (Virginia Tech Gaming and Media Effects Research Laboratory)
16h
Brinco, Logo Aprendo, debate sobre o livro-aplicativo-game
20 de novembro
11h
Racismo e Cultura em Monteiro Lobato, debate em parceria com ETC (Econtro de Twitteiros Culturais) e RedeMIS, José Luiz Goldfarb, André Campos, Chritiane Angelotti e Tiago Alcântara
14h
Luiz Carlos Petry, Topofilosofia e Game Design
14h
Ivelise Fortim e Francisco Fleury, Pesquisas em Cultura e Games no Brasil
21 de novembro
15h
Afonso Fleury, O Futuro da Indústria de Games no Brasil