Data
18/07/2012 a 31/07/2012
Horários
24 vagas por oficina 4 bolsas por oficina
Ingresso
R$50,00
A oficina se foca nas três dimensões da criação e do desenvolvimento de games: pensar, fazer e brincar.
Pensar: game como gênero audiovisual, mercado mundial de games, mercado brasileiro de games, game design, gamification, interfaces, plataformas, exemplos nos universos games for change, moedas criativas e conflitos globais.
Fazer: game design, psicanálise e localização, ludologia, narratologia e iconomia, Internet das coisas, fontes de financiamento, modelos de negócios, redes sociais, big data, micropayments e marketing na economia criativa.
Brincar: imersão em games criativos como inspiração para desenvolvimento de projeto próprio ou participação em redes internacionais com foco em arte e cultura, educação, ciência, tecnologia e empreendedorismo.
Com patrocínio da AMD Foundation, serão oferecidas doze bolsas para estudantes de ensino fundamental, médio ou superior. Os interessados deverão enviar solicitação e justificativa para gilson.schwartz@gmail.com até 16 de julho para a 1ª edição, até 23 de julho para a 2ª edição e até 27 de julho. Haverá prioridade para estudantes de escolas públicas.
Residência Desenvolvimento de Games 2012
Os projetos aprovados ao final da oficina participarão da seleção para a Residência Desenvolvimento de Games 2012, orientada por Gilson Schwartz (inscrições abertas até 16 de agosto).
Sobre o ministrante
Gilson Schwartz é diretor para América Latina da Games for Change (www.gamesforchange.org; www.gamesforchange.org.br). É líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (www.cidade.usp.br). É curador dos projetos Iconomia e Moedas Criativas, premiado e patrocinado por UNESCO, BNDES, Receita Federal, Ministério da Cultura, Development Gateway Foundation e Conflitos Globais, premiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP) (www.culturadigital.br/schwartz).