Data
23/11/2011
Horários
Confira os horários na programação ao lado
Ingresso
R$ 6,00 (50% de desconto para estudantes)
16h40
Totò Cerca Casa (Totó Procura Casa) Itália – 1949
Direção: (Stefano Vanzina) Steno, Mario Monicelli
Este é o segundo filme de Mario Monicelli. A maior atração é a presença do comediante Totó, popularíssimo nos tempos do pós-guerra. Totó interpreta Benjamino Lomacchio, um funcionário público que vive com a mulher e os dois filhos. Tendo perdido sua casa durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, ele e sua família enfrentam situações hilárias para encontrar um teto. Vale tudo nesta busca frenética por uma casa, desde morar momentaneamente numa escola desativada, até quando a Prefeitura decide evacuar os desabrigados para reabrir a escola, até mesmo habitar num apartamento imundo próximo ao cemitério (que o abandona dominado pelo medo), depois num estúdio de um pintor e posteriormente arma acampamento em pleno Coliseu. Após várias aventuras, Benjamino consegue tomar posse de um luxuoso apartamento, mas depois descobre que era uma fraude imobiliária e que o mesmo foi alugado para outros inquilinos ao mesmo tempo. Dirigido por dois grandes maestros do cinema italiano e escrito por importantes autores cinematográficos italianos, Totó presenteia o público com uma pérola da comédia italiana.
18h30
I Compagni (Os Companheiros) Itália/França/Iugoslávia – 1963 Direção: Mario Monicelli, colaboração Renzo Marignano
A ação é ambientada numa fábrica têxtil, em Turim, no final do século XIX. Sinegaglia é um empobrecido professor de origem aristocrática que resolve visitar um amigo na cidade de Turim. Chegando lá, ele ajuda na criação de um sindicato para os empregados de uma fábrica local. Considerado um dos filmes mais importantes da história, essa obra do cinema político italiano da década de 1960 conta com a direção primorosa de Mario Moniccelli e a interpretação soberba de Marcelo Mastroianni. Uma obra-prima.
21h
Le Due Vite Di Mattia Pascal (As Duas Vidas De Mattia Pascal) Itália/França/Alemanha/Espanha – 1985 Direção: Mario Monicelli
As duas vidas de Mattia Pascal é a divertida adaptação de Mario Monicelli para “O Falecido Mattia”, a obra-prima do grande escritor italiano Luigi Pirandello, criador da célebre peça “Seis Personagens à Procura de Um Autor”. Marcello Mastroianni é Mattia Pascal, um homem que, por engano, é tido como morto. Ao invés de esclarecer o equívoco, ele decide assumir outra identidade e começar uma vida nova. Em suas andanças, vive diversas aventuras e desventuras. Um roteiro inteligente, bela trilha sonora de Nicola Piovani (A Vida é Bela) e direção magistral de Monicelli, As duas vidas de Mattia Pascal é recomendado para os fãs da comédia italiana e da literatura.