O que existe por trás da pós-produção sonora de um filme? Quais as etapas envolvidas na finalização de som? Como é articulado o pensamento sonoro de um filme com as tecnologias que permitem criar um som 5.1, 6.1 ou 7.1?
Estas e outras questões relacionam-se diretamente a figura do sound designer, profissional que tem obtido cada vez mais importância na produção cinematográfica dos últimos anos. A oficina visa revelar como os sound designers atuam, em qual momento do filme passam a atuar e entender a sua relação com diretor e produção, bem como ferramentas de trabalho no cotidiano.
Sobre os ministrantes
Eric Ribeiro Christani (organizador e moderador)
Formado em Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Som para Audiovisual e Direção para Audiovisual. Foi professor na mesma instituição de ensino que se formou. Atualmente é professor na Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de Rádio Televisão e internet, Cinema e Produção Multimídia. Profissional atuante desde 2007 na equipe de pós produção de som da produtora Casablanca, realizando edições e mixagem para cinema rádio e televisão. É sócio da produtora Som Projetado que realiza som direto e composição de trilhas para audiovisual.
Luiz Adelmo
Formado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes, onde também realizou Mestrado e Doutorado em Som para Cinema. É autor do livro "Som-Imagem no Cinema", publicado pela Editora Perspectiva/ SP, Coleção Debates. Ministra cursos e palestras sobre áudio para cinema, além de escrever para revistas e periódicos. Atua como sound designer, editor de som, mixador e técnico de som. Dentre seus trabalhos em som para cinema, TV e publicidade, destacam-se: "O Palhaço", de Selton Mello (2011), "Meu País" (André Ristum, 2011), "Corpos Celestes" (Marcos Jorge, 2010) e "Jean Charles" (Henrique Goldman, 2009).
Beto Ferraz
É Editor de Som, Sound Designer e Supervisor de som na Empresa Cuco Cine Vídeo, atua com diversos diretores brasileiros como Beto Brant, Paulo Morelli e Toni Venturi Dentre seus recentes trabalhos, foi supervisor de som do Filme Cilada.com, editor de som dos filmes B1, Natimorto, Crime Delicado e Cinema Aspirinas e Urubu. Para televisão realizou A Pedra do Reino e Ó Pai, Ó.
Eduardo Santos Mendes
Projetista e editor de som de 26 longa-metragens, entre eles: “Um Céu de Estrelas” e "Hoje", de Tata Amaral; “Dois Córregos” e “Falsa Loura”, de Carlos Reichenbach; “A Casa de Alice”, de Chico Teixeira; Trabalhou em cinema publicitário e em mais de cinquenta filmes de curta e média-metragem. Entre outros reconhecimentos, teve seu trabalho em “Um Céu de Estrelas” premiado nos festivais de cinema de Brasília e Havana (Cuba); “Antonia”, nos festivais de Goiania e Havana e “Contra Todos”, no Festival de Recife. É pesquisador na área da trilha sonora cinematográfica, professor do Curso Superior do Audiovisual e membro permanente do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP.
Pedro Noizyman
É sound designer, editor e mixador de som. Atua na área de som cinematográfico desde o ano 2000, principalmente no estúdio JLS Facilidades Sonoras, onde já mixou mais de 30 longas-metragens. Dentre seus trabalhos destacam-se os filmes O Signo do Caos, de Rogério Sganzerla, A Via Láctea, de Lina Chamie, Insolação, de Daniela Thomas e Felipe Hirsch e Onde Está a Felicidade?, de Carlos Alberto Riccelli, como mixador, e O Milagre de Santa Luzia, de Sérgio Roizenblit, Bollywood Dream, de Beatriz Seigner, Reflexões de Um Liquidificador, de
André Klotzel e Estamos Juntos, de Toni Venturi, como sound designer.