Data
06/04/2011 a 09/04/2011
Horários
14h às 19h
Público alvo: artistas visuais, cientistas de todas as áreas, arquitetos, realizadores audiovisuais, músicos e pessoas interessadas na exploração das possibilidades estéticas e pedagógicas do manejo da informação.
Vagas: 12
Seleção: Mediante formulário de inscrição e análise de CV (máximo 500 palavras).
Material do participante: 5 imagens de obras, gravações, publicações, projetos, e/ou site web.
Com Mariano Sardón
O workshop propõe refletir sobre os paradigmas artísticos e tecnocientíficos envolvidos no manejo de dados: sua relação com a representação, descrição e conceitualização, ou seja, o mapeamento do mundo através de sua materialização sonora, visual etc. Ao longo do curso, serão estudadas as diferentes tradições de mapeamento de dados na ciência e na arte e desenvolvidos projetos de investigação interdisciplinares.
Sobre o ministrante
Estudou física na UBA e arte na Internationale Akademie für Kunst Bildende Salzburgo, na Áustria. Inicialmente, dedicou-se à pintura, partindo, depois, para o vídeo e para instalações envolvendo vídeo e tecnologias analógicas e digitais. Aliou, à sua formação artística, a investigação científica em ambientes sensoriais utilizando tecnologias digitais interativas e aplicando conceitos científicos ao seu processo artístico na Escola de Teatro, Cinema e TV da UCLA (Estados Unidos). Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas. Suas instalações e obras interativas estão em coleções particulares e museus na Argentina e no exterior. Atualmente, é professor de electronic arts na Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina) e coordena o Programa de Artes Interativas do Espacio Fundación Telefónica.