MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra de resultados da residência do coletivo Al Revés

Encontro para apresentação do projeto desenvolvido pelo coletivo Al Revés na residência do LABMIS. Participação de Daniela Kutschat, Fernando Iazzetta e Tuti Fornari

Data

20/08/2010

O coletivo Al Revés apresenta Ambiente Sensível, trabalho artístico que vem sendo desenvolvido durante a Residência LABMIS 2010. Trata-se de apresentação aberta ao público do processo de concepção e criação da obra do artista contemplado pelo edital do Programa de Residência LABMIS 2010, que oferece aos selecionados, entre outras formas de apoio, livre acesso à infraestrutura tecnológica do espaço e suporte de orientadores e técnicos especializados.

O projeto “Ambiente Sensível”  investiga as relações entre som, espaço e receptor através da criação de uma instalação sonora. Os artistas classificam o trabalho como um ecossistema audível, no qual esses três elementos são ativos e interconectados. O resultado sonoro é traço dessa interação, aberta e indeterminada. Tal característica remete à escala temporal presente, território da sensação e da experimentação, e reinsere o corpo na escuta, tornando-a ativa e criadora.

A instalação ocorre em um espaço que prioriza o sentido da audição. Ou seja, o som é trabalhado para não trazer sensação imagética.Tecnicamente, o trabalho é formado por um microfone e sensores de distância,  conectados através de Arduino ao Pure Data – cérebro do sistema. Os áudios compõem uma reação de acordo com a presença dos espectadores. Se a instalação estiver vazia, ela fica muda. Com o aumento da quantidade de pessoas, o som torna-se mais complexo e inconstante.

O evento conta também com a presença dos orientadores Daniela Kutschat, Fernando Iazzetta e Tuti Fornari.

Sobre Al Revés

Alexandre Marino Fernandez é graduado em Comunicação Audiovisual (2004) e pós-graduado em Composição Musical e Tecnologias Contemporâneas pela Universidad Pompeu Fabra (Barcelona, 2008). Recebeu o prêmio Beca Phonos para composição de peça sonora (Barcelona, 2008). Participou do Festival TSONAMI e do DCMT’08 en Concierto (ambos em Barcelona, 2008). Já apresentou trabalhos no Can Xalant (Barcelona, 2008), no Espaço Eureka (São Paulo, 2008), no Centro Cultural São Paulo e no SESC-SP (2007), além do FILE/Hipersônica (São Paulo, 2006).

Rafael De Marchi Gherini Molla é graduado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi (2004), já realizou diversos cursos, principalmente nas áreas de áudio e vídeo, em espaços como Festival Sónar (Barcelona, 2003), MACBA – Museu d’Art Contemporani de Barcelona (2002) e MAM-SP (2001). Apresentou trabalhos no Espaço Eureka (São Paulo, 2008), no Estúdio EPPA (Salvador, 2008), no Centro Cultural São Paulo e no SESC-SP (2007) e no FILE/Hipersônica (São Paulo, 2006).

Conheça o resultado da pesquisa em www.alreves.org/wiki

Governo do Estado de SP