Data
29/04/2010 a 30/04/2010
Horários
Confira os horários na programação abaixo.
Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do evento.
O Seminário Claro Curtas discute o impacto das novas tecnologias nos processos de criação, produção e difusão audiovisual. Os debates refletem também sobre as mudanças nas formas de aprender e transmitir conhecimento a partir das novas experimentações audiovisuais e tecnológicas.
O evento contará com a presença de especialistas e profissionais renomados, como o cineasta Cao Hamburger e o documentarista Carlos Nader – ambos jurados do Claro Curtas -, além de Philippe Barcinski, da Escola São Paulo e diretor do filme “Não por Acaso”, Zita Carvalhosa, do festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, e Zonda Bez, do Ministério da Cultura.
O Claro Curtas enfoca a produção audiovisual realizada a partir de celulares, webcams, câmeras digitais e outros dispositivos móveis. O Festival teve mais de 1.900 vídeos inscritos sobre o tema “Ser Digital” por participantes de 220 municípios de 24 Estados brasileiros.
Os dez vídeos finalistas foram escolhidos pelos jurados Dira Paes, Matheus Nachtergaele, Cao Hamburger, Caio Gullane e Carlos Nader para concorrer ao total equivalente a R$ 100 mil em prêmios. Os três vencedores serão anunciados em coquetel de premiação, após o encerramento do Seminário Claro Curtas.
Programação
29 de abril, quinta-feira
16h: Abertura
Daniela Bousso – Diretora do MIS
Carime Kanbour – Vice-presidente do Instituto Claro
16h30 – 18h30
Mesa 1: Democratização e Educação Audiovisual
Mediador: Carlos Seabra – Coord. Núcleo Publicações de Educação da TV Cultura, pesquisador, produtor de conteúdos de multimídia e internet, consultor em tecnologias educacionais e redes sociais.
Palestrantes:
Alexandre Le Voci – Jornalista, educomunicador, secretário-executivo da Rede CEP – Educação, Comunicação e Participação.
Danielle Fiabane – Superintendente do Instituto Criar de Cinema e TV.
Philippe Barcinski – Cineasta, coordenador do Curso de Cinema da Escola São Paulo e idealizador do Projeto Laboratório de experimentação audiovisual.
Zita Carvalhosa – Fundadora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e presidente da Associação Cultural Kinoforum.
19h – 21h
Mesa 2: SER DIGITAL – Aprendizado e Transformação na Sociedade do Conhecimento
Mediador: Renata Farah Borges – Jornalista, escritora, sócia da Editora Peirópolis e Mestre em Comunicação e Semiótica.
Palestrantes:
Carlos Nader – Videoartista, documentarista e jurado Claro Curtas.
Ivana Bentes – Ensaísta, professora, curadora, apresentadora de TV e pesquisadora acadêmica.
Lúcia Santaella – Pesquisadora, escritora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP.
Rogério Da Costa – Pesquisador, escritor e coordenador do LInC/Laboratório de Inteligência Coletiva da PUC-SP.
30 de abril, sexta-feira
18h – 20h
Mesa 1: Difusão Audiovisual
Mediador: Sergio Sá Leitão – Jornalista, especialista em políticas públicas e marketing, criador do Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Audiovisual – ANCINE e atual Presidente da RioFilme.
Palestrantes:
Fiamma Zarife – Diretora de Serviços de Valor Agregado da Claro.
Cao Hamburger – Cineasta, produtor e jurado do Festival Claro Curtas.
Julio Worcman – Produtor e idealizador do site Porta Curtas.
Zonda Bez – Consultor para mídias livres e comunicação para a cultura na Secretaria de Cidadania Cultural do MinC (SCC/MinC).