Data
08/05/2009 a 29/05/2009
Ingresso
Inscrição: R$ 50. Desconto de 50% para estudantes.
Vagas: 12
Inscrições aqui.
No curso ministrado por Giuliano Obici, são abordados tanto o campo da música de manipulação em tempo real (live eletronic), como a arte sonora (instalação, netarte, arte interativa, design sonoro etc.). São apresentados conhecimentos técnicos e teóricos acerca de dispositivos como microfone, interfaces, controlador MIDI e sensores, visando a performance e a interação a partir do ambiente de programação Puredata (PD).
A oficina se aprofunda nos ambientes de programação Puredata (plataforma linux ou windows) e software sonoro de interação em tempo real. Nesse ambiente, são fabricados dispositivos fornecidos com dados recolhidos pelo microfone e sensores (input) para a produção de obras multimídia em áudio (output).
A ênfase do workshop está no aproveitamento de ferramentas de baixo custo bem como dispositivos obsoletos que podem ser utilizados como interfaces interativas.
Programa:
– subsídios teóricos e técnicos em áudio digital;
– funcionamento de ambientes de programação Puredata;
– exercícios de programação (patches);
– tutorial do Puredata;
– programação de patches para música interativa (live eletronic);
– construção de interfaces a partir de teclado de computador, porta USB e sensor infravermelho;
– conceituar design sonoro e arte sonora;
– utilização do microfone como sensor;
– noções básicas sobre instalações sonoras;
– experimentações e improvisos coletivos (orquestra digital);
– discussões a respeito da arte digital;
– difundisão da cultura digital livre;
– utilização de dispositivos tecnológicos obsoletos como interface
Sobre Giuliano Obici
Atua como pesquisador e artista com ênfase em arte sonora. Graduado em psicologia (UEM) e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com o livro Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros, Editora 7Letras. Professor de Psicologia da Percepção na universidade Anhembi Morumbi, ministra curso de interação em tempo real em música no Centro Cultural da Juventude /SESC-SP e coordena o programa de rádio Ubitatá com pacientes psiquiatrizados no CECCO Parque Previdência. Forma os duos N-1, com o músico Alexandre Fenerich, SOM+A, com o colombiano Julian Jaramillo, além de ter sido um dos fundadores do grupo de arte sonora MURO.